Através de despacho publicado hoje (28) no Diário Oficial do Estado, o Governo da Bahia autorizou o início do funcionamento do Hospital Espanhol. A unidade, que estava fechada há quase seis anos devido a uma dívida de cerca de R$ 480 milhões com o estado, foi reformada e preparada para receber pacientes diagnosticados com o novo Coronavírus.
De acordo com o BNews, a decisão autoriza a “gestão, operacionalização e execução das ações e dos serviços de saúde” que serão prestados. Serão 160 leitos, sendo 80 deles de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 80 apartamentos, para atendimento de pessoas com sintomas da Covid-19 na unidade.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), a expectativa é que Salvador receba, ao todo, cerca de 850 novos leitos de UTI destinados exclusivamente aos casos de coronavírus. Além do Hospital Couto Maia e do Ernesto Simões, que antederão somente pacientes com Covid-19, o prefeito ACM Neto fez a requisição para utilizar o espaço do Wetn’Wild, na Paralela, para preparar mais 250 leitos. A previsão é que tudo esteja pronto em um prazo máximo de 40 dias.