13 de setembro de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

FEIRA DE SANTANA - 21/08/2024

CURA DO CORPO E DA ALMA - Dom Itamar Vian

CURA DO CORPO E DA ALMA - Dom Itamar Vian

Jesus sempre foi amigo das crianças, dos pobres, dos famintos e dos apóstolos, mas especialmente, amigo dos doentes. Dedicava uma atenção especial aos leprosos, às pessoas com vários tipos de enfermidades ou com alguma deficiência (cegos, surdos, mudos, coxos...). Quando entrava numa cidade, sempre estava cercado de doentes e “impondo as mãos sobre cada um, ele os curava” (Lc 4,40). 


JESUS quis, também, nos deixar um sacramento especial que vai ao encontro do doente: a Unção dos Enfermos. Antigamente, chamava-se Extrema Unção, porque era dado somente na hora da morte. Hoje, qualquer pessoa enferma, mesmo que não corra perigo de morte ou que tenha mais de 60 anos, pode receber a Unção dos Enfermos, porque esse sacramento, não é de morte, mas de vida e recuperação. 


O SACRAMENTO da Unção dos Enfermos tem sua fundamentação na Sagrada Escritura. O Evangelista Marcos afirma que os discípulos de Jesus: “Ungiam com óleo a muitos enfermos e os curavam” (Mc 6,13). A carta de São Tiago, também, se refere a este sacramento: “Alguém dentre vós está enfermo? Chame os sacerdotes da Igreja, e esses façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo no nome do Senhor. A oração salvará o enfermo e o Senhor o aliviará. E se tiver cometido pecados, receberá o perdão” (Tg 5,14).


A UNÇÃO dos Enfermos é, também, um sacramento de Cura: “O Senhor Jesus Cristo, médico de nossas almas e de nossos corpos, que remiu os pecados do paralítico e restituiu-lhe a saúde do corpo, quis que sua Igreja continuasse, na força do Espírito Santo, sua obra de cura e de salvação, também junto de seus próprios membros”. (Catecismo da Igreja Católica, n.º1421). Ou seja, Jesus atendia as necessidades físicas e espirituais dos enfermos.


PORTANTO, a Unção dos Enfermos, é a presença de Jesus junto do doente, como médico do corpo e da alma. Além disso, ele tem dois elementos muito ricos: cura o doente e perdoa os pecados. Com isso, podemos ver como é bonita a fórmula desse sacramento: “Por esta santa unção, e sua piíssima misericórdia, o Senhor venha em teu auxílio com a graça do Espírito Santo, para que liberto de teus pecados, ele te salve e, na sua bondade alivie os teus sofrimentos”.


QUAL É A TAREFA dos cristãos frente ao sacramento da Unção dos Enfermos? Todos nós somos chamados a assumirmos o convite e envio de Jesus para irmos ao encontro dos doentes e idosos. Nossa presença pode, em muito, aliviar a dor de quem sofre. Como é bonito quando uma comunidade se une e reúne para rezar em favor de um membro doente! Essa solidariedade é, até mais significativa, do que a construção de uma igreja. Jesus afirma: “Eu estava doente, e cuidastes de mim”. (Mt. 25-36).



Dom Itamar Vian

Arcebispo Emérito

di.vianfs@ig.com.br


Mais notícias