A noite desta quarta-feira (19) saiu melhor que encomenda para o Vitória. O Rubro-Negro baiano conseguiu um resultado maiúsculo como visitante, tirou a invencibilidade do Sport na Ilha do Retiro, e, de quebra, ainda terminou a 18ª rodada na liderança da Série B, com 34 pontos. Essa é a mesma pontuação de Vila Nova e Criciúma, que perdem nos critérios de desempate.
Em entrevista coletiva, o técnico Léo Condé exaltou a atuação do Leão da Barra e explicou que repetiu a formação do time - novamente com três zagueiros e sem centroavante de ofício - devido ao bom desempenho na última partida. O treinador destacou ainda a "grandeza" do confronto contra os pernambucanos.
"Vitória sensacional, jogo muito consistente da nossa equipe, do primeiro ao último minuto. Jogou da forma que tinha que jogar, controlou o jogo a maior parte do tempo. Eles tiveram mais posse de bola, porém a gente criou boas situações em transição ou com posse", disse.
Com gol contra de Rafael Thyere, o Leão da Barra abriu o placar no primeiro tempo, mas, após pressão na etapa final, "reembolsou" o Sport com um chute de Camutanga para a própria meta. O visitante, porém, não se deixou abater com o empate, e foi agraciado com um Zé Hugo decisivo. O atacante entrou e, no primeiro lance dentro de campo, fez um belo gol para dar a vitória aos baianos.
Todos os setores se destacaram no confronto, de acordo com o treinador. "Setor defensivo muito consistente. Conseguimos travar os chutes, tirar os cruzamentos. Setor de meio conseguiu controlar na marcação e no momento de ter a posse de bola. Na frente, tanto a equipe que iniciou, com proposta de atacar e ter velocidade, e depois para ter mais posse, sustentar mais. Então, partida brilhante de toda equipe."
Para Condé, o resultado positivo veio em um momento muito importante da competição, após o Vitória oscilar e até sair do G-4. Ele admitiu também a expectativa de terminar o primeiro turno na liderança com 37 pontos, mas citou "os pés no chão, porque não tem jogo fácil". No compromisso seguinte, o Vitória fecha a metade inicial da Segundona contra a Chapecoense. As equipes se enfrentam às 19h da próxima segunda-feira (24), no Barradão.