20 de setembro de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

SAÚDE - 17/09/2022

Menopausa é debatida por profissionais de saúde

Ouvir a matéria:
Menopausa é debatida por profissionais de saúde

A menopausa é uma nova fase da mulher, não o fim dos ciclos como muitas costumam acreditar; e qualidade de vida é fundamental também nesse período. Baseados nessa premissa, profissionais da saúde discutiram o tema “Menopausa: uma nova abordagem da mulher madura”, em uma live promovida pela ginecologista e obstetra Glauce Casaes, nesta sexta-feira (16).

Ancorados no pilar da medicina integrativa, a médica, o dermatologista Leonardo César, a nutricionista Andréa Calazans e a psicóloga Mariana Sobral, ressaltaram a importância de uma assistência ampla à mulher, tanto na transição menopausal (período de um ano até que a menstruação suspenda definitivamente) quanto na menopausa, para que ela viva essa fase da melhor forma possível.

“É importante desenvolver a consciência de que o acompanhamento é multidisciplinar. Há uma série de mudanças nesse período, como queda de hormônios, que refletem na perda de colágeno, vida sexual, questões psicológicas... tudo isso gera sofrimento e se as intervenções não forem feitas, a mulher vai continuar com essas dores”, destacou Glauce.

Andréa Calazans reforçou a interligação dos sintomas na menopausa e explicou por que questões relacionadas a outras áreas recaem também sobre a alimentação. “A diminuição da serotonina, por exemplo, gera compulsão por doce, melancolia”, disse, acrescentando que o autoconhecimento (muitas vezes adquirido ou ampliado durante as sessões de terapia) favorece o acompanhamento nutricional, que por sua vez, já reflete, dentre tantas outras questões, na melhoria da pele.

O dermatologista Leonardo César complementou a ideia de interligação das questões, alertando que fast food está entre os alimentos que provocam queda de colágeno, o que já é um dos sintomas incômodos da menopausa, por causar flacidez e aspecto de envelhecimento na pele. E a psicóloga Marianna frisou que alterações de humor, comuns na menopausa, influenciam muito na alimentação. Ela frisou também que infelizmente boa parte das mulheres não se dão conta da necessidade de busca de acompanhamento psicológico, assim como dos demais profissionais, para garantir qualidade de vida na menopausa.

De acordo com Glauce, é importante que a mulher esteja acompanhada por um profissional de saúde que possa orientá-la sobre a conduta mais adequada. “Existem muitas maneiras de tornar essa fase mais tranquila, sem comprometer a qualidade de vida e a disposição. As terapias hormonais, por exemplo, é uma delas. Mas é fundamental que o acompanhamento seja feito de maneira individualizada, respeitando a história e as particularidade de cada mulher”, destacou a ginecologista.

O intuito da live, segundo os profissionais, foi proporcionar informação para essas mulheres e fazer um alerta da importância de se cuidar. Em breve, outras lives serão realizadas para que a gente continue disseminando informações de saúde”, finalizou.

Interessados em ver mais detalhes do bate papo podem conferir a live na página da Notre Comunicação, Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=FAbTKmQEkTM).

Por Orisa Gomes

Mais notícias