A edição deste ano da III Mostra Itinerante de Cinemas Negros Mahomed Bamba, que acontece entre 30 de setembro até 9 de outubro, vai realizar um concurso de produções audiovisuais, voltado para jovens negros de todo Brasil. Para participar é necessário preencher o formulário online.
O concurso, intitulado Wawa Aba (Sementes da Árvore), vai premiar oito curtas produzidos por jovens negros, estudantes de escola pública ou moradores de periferias. O tema central para as produções é "Registros da Quarentena”, buscando estimular o olhar e a criatividade da juventude sobre o atual momento de pandemia do novo coronavírus.
O prêmio consiste no valor de R$ 400 para cada obra selecionada. Serão 8 obras no total, com duração de 1 minuto, cada. As produções podem ser ser híbridas e experimentais. Serão aceitos filmes gravados a partir de qualquer tipo de equipamento, incluindo celulares.
As inscrições serão até o dia 22 de setembro e o resultado será divulgado no dia 9 de outubro. A princípio, a organização do evento vai selecionar 20 filmes, que serão divulgados no Instagram da mostra. Destes, os oito mais votados pelo público receberão a premiação.
Os filmes podem se relacionar com um de três temas propostos: Família e ancestralidade; Educação, ou Ritmo e sentido (misturando diversas linguagens artísticas). Mais informações serão divulgadas em redes sociais da mostra ou pode ser solicitadas pelo email [email protected]. Informações por G1 Bahia