24 de novembro de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

BAHIA - 21/04/2024

Salvador Bahia Airport transporta cerca de 2 milhões de passageiros no 1º trimestre de 2024

Salvador Bahia Airport transporta cerca de 2 milhões de passageiros no 1º trimestre de 2024

O Salvador Bahia Airport transportou aproximadamente 2 milhões de passageiros nos primeiros três meses de 2024. O montante representa um aumento de 8,8% em relação ao mesmo período do ano passado.  

  

Já no quesito pousos e decolagens, o aeroporto da capital baiana registrou 14.400 movimentações comerciais. Esse volume revela uma variação positiva de 7,2% em comparação com o período entre 1º de janeiro e 31 de março de 2023. 

  

Ao todo, os quatro principais aeroportos administrados pela VINCI Airports no Brasil - que também é concessionária dos equipamentos de Manaus, Porto Velho e Boa Vista -, somaram pouco mais de 3 milhões de passageiros entre janeiro e março de 2024. O crescimento foi de 1,9% no comparativo com o ano passado. 

 

Estes aeroportos totalizaram 24.400 pousos e decolagens, conquistando variação positiva ante o primeiro trimestre de 2023 foi de 1%. As informações são do balanço global da VINCI Airports para o 1º trimestre de 2024, divulgado pela empresa na última terça-feira (16). 

  

Resultados Globais 

  

Também de acordo com o documento, mais de 62 milhões de passageiros viajaram pelos aeroportos da rede VINCI Airports de janeiro a março de 2024. O volume representa uma elevação de 12% em relação ao primeiro trimestre do ano anterior. No comparativo com o mesmo período do pré-pandemia, em 2019, os números são 0,6% superiores.   

  

A VINCI Airports avalia que o tráfego no período seguiu atingindo recordes em alguns locais, resultado da forte demanda e abertura de novos mercados. O tráfego geral supera ligeiramente os níveis de 2019, pelo segundo trimestre consecutivo, impulsionado pelos fortes resultados alcançados em Portugal, Sérvia, República Dominicana e Costa Rica. 

 

Na américa latina, o Chile foi destaque ao consolidar o retorno aos níveis pré-pandemia graças aos resultados obtidos por LATAM e JetSMART. 

 

Já no continente europeu, Portugal, França e Londres chamaram atenção pelo desempenho. Portugal segue atingindo novos patamares, impulsionado pelos aumentos de capacidade e fatores de ocupação 5% acima dos níveis de 2019. Já o aeroporto de Nantes, no oeste francês, verificou um tráfego particularmente robusto - especialmente internacional. O fenômeno está relacionado ao aumento de capacidade das companhias aéreas de baixo custo.  

  

Por fim, o aeroporto de Londres Gatwick registrou um aumento no número de passageiros ao longo do trimestre em comparação com o mesmo período de 2023. O resultado foi impulsionado, entre outros fatores, pelos aumentos de capacidade de companhias aéreas como British Airways, Wizz Air e Vueling. 

 

O Aeroporto de Belgrado registrou o maior número de passageiros no primeiro trimestre de sua história, pois a Air Serbia, a Wizz Air e a Turkish Airlines aumentaram seus serviços para a Europa e a Turquia, e novas rotas - inclusive para Lisboa e Porto - foram abertas. 


Sobre o Salvador Bahia Airport 

Localizado na capital do estado da Bahia, o Salvador Bahia Airport é a primeira Concessão da rede VINCI Airports no Brasil, que assumiu sua operação em 2 de janeiro de 2018. Desde então, o Aeroporto de Salvador incorporou padrões operacionais globais, buscando oferecer mais eficiência, segurança e uma melhor experiência de viagem para seus passageiros. Com este objetivo, foram realizadas obras de modernização e ampliação do terminal, um investimento de R$ 700 milhões que aumentou sua capacidade em 50%, passando a atender até 15 milhões de passageiros por ano. Considerado o “Aeroporto Mais Sustentável do Brasil”, o Salvador Bahia Airport se destaca pelo pioneirismo nas ações de preservação ambiental.  

Sobre a VINCI Airports


A VINCI Airports, líder mundial em operação de aeroportos privados, atua em mais de 70 aeroportos em 13 países. Graças à sua expertise como integradora global, a VINCI Airports desenvolve, financia, constrói e gerencia aeroportos, disponibilizando sua capacidade de investimento e seu know-how na otimização do desempenho operacional, modernização da infraestrutura, gerenciamento das operações e transição ambiental. A VINCI Airports foi a primeira operadora de aeroportos a se comprometer com uma estratégia ambiental internacional em 2016, visando alcançar a meta de emissões líquidas zero em toda a sua rede até 2050.


Para mais informações:

www.vinci-airports.com

@VINCIAirports

https://www.linkedin.com/company/vinci-airports/

Comunicativa:

Marcos Maia / Graziella Garcia

Mais notícias