Celebração cultural com mais de dois séculos de existência, a Feira de Caxixis, considerada uma das principais expressões da cultura popular baiana, acontece entre os dias 17 e 20 de abril, com programação ampliada e diversificada, reunindo atrações musicais de peso, além de destacar a criatividade e a tradição dos artesãos de Nazaré, Maragogipinho e cidades vizinhas da região do Recôncavo Baiano.
Realizada pela Prefeitura de Nazaré, sob a liderança do prefeito Benon Cardoso e tendo impulsionado o seu grande potencial para se tornar patrimônio imaterial do Brasil, uma vez que acontece a mais de 200 anos, a edição da Feira de Caxixis deste ano conta com o apoio do Governo do Estado da Bahia, e reforça sua importância não só no cenário cultural baiano, mas, também, nacional, sempre atraindo visitantes de diversas partes do estado e do País.
A Feira de Caxixis reúne, sobretudo, artesãos de Maragogipinho, reconhecido pela UNESCO como maior centro produtor de cerâmica da América Latina, com quase 300 anos de tradição. Celebrada por sua forte influência afro-indígena, a cerâmica de Maragogipinho é o principal atrativo da Feira de Caxixis, que anualmente acontece no período da Semana Santa e é celebrada como uma das mais antigas feiras de cerâmica do Brasil.
A produção artesanal de cerâmica em Maragogipinho é uma prática social local, com cerca de 80% da população envolvida, e a Feira em Nazaré consolida-se como um importante momento onde artesãos e artesãs apresentam para o público suas peças diversas repletas de história e simbologias. Entre objetos decorativos, religiosos e utilitários, o público encontra na Feira de Caxixis uma enorme variedade, que vai de vasos e luminárias, santos, quartinhas, talhas e porrões para água, a porta-incenso, gameleiras, travessas, panelas, pratos e moringas.
Além de reunir o melhor do artesanato do Recôncavo Baiano, em 2025 a programação ganha, também, uma Feira Afro, Espaço Cesol de Economia Solidária, entre outras ativações voltadas para a valorização da cultura local e ações de sustentabilidade.
Diversidade musical marca o evento em 2025
Todos os anos, grandes nomes da música local, regional e nacional passam pela Feira. Em 2025 o evento ganha fôlego ainda maior, reunindo atrações de peso, com apresentações gratuitas, em dois palcos principais, no centro da cidade de Nazaré.
Entre os nomes presentes na celebração que acontece entre os dias 17 e 20 de abril, estão Jorge Vercilo, Diego Morais, Xandy Harmonia, Filhos de Jorge, Miriam Nascimento, Timbalada, Silvano Salles, Robyssão, Jau, Viola de 12, Toque Dez, Solange Almeida, Tayrone, e muito mais.A programação completa pode ser acessada através dos perfis oficiais da Prefeitura de Nazaré (@prefnazare) e da Feira de Caxixis (@feiradecaxixisoficial).
História secular unindo paixão e tradição
Nazaré se destaca como um centro comercial do Recôncavo desde o final do século XIX, servindo como base para a exposição e venda das cerâmicas produzidas na região, além de produtos originários de Nazaré, como a famosa farinha de copioba, responsável pelo apelido da cidade: Nazaré das Farinhas.
Originalmente, a grande feira recebia os artesãos com seus caxixis, que é o nome dado a miniaturas de louças, medindo entre 2 cm a 8 cm. Com o tempo, o artesanato foi se sofisticando e ganhando outros contornos, mas o nome da feira foi mantido, consolidando A Feira de Caxixis como a mais antiga feira de cerâmica do País.