Uma das modalidades que mais crescem nas praias e nos clubes do país estará no centro das atenções da Princesa do Sertão na próxima semana. Isso porque Feira de Santana será palco do BT 400 a partir da terça-feira, 15, até o domingo, 20, na Academia Smash de Tênis e Beach Tennis, no bairro do Sim. O torneio, além de receber os primeiros colocados dos rankings mundiais feminino e masculino de beach tennis, também é um dos eventos de maior pontuação pela International Tennis Federation (ITF) em 2025.
As 18 quadras do espaço voltam a sediar o torneio após o sucesso do BT 200 em 2024, agora, como o maior da história da Bahia, com premiação total de US$ 35 mil e valiosos 470 pontos no ranking mundial. Pelo segundo ano consecutivo, o evento conta com o apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
O diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, comemora a realização de mais um evento internacional com o apoio da autarquia em solos baianos. “A Bahia já é a casa de competições nacionais e internacionais das mais diversas modalidades. Já foram mais de 30 esportes contemplados desde 2019 e a conta só aumenta. O beach tennis novamente com grandes estrelas mundiais e o nosso apoio demonstra isso. O BT 400 em Feira consolida a política pública do Governo do Estado e a organização dos agentes da modalidade na Bahia. Com certeza, será um espetáculo para os baianos e para o mundo.”
Programação – O torneio começa com um BT 10, sem premiação, mas com pontos no ranking da ITF, no primeiro dia. Na quarta, 16, será disputado o Qualifying (qualificatório) do BT 400, oferecendo as últimas vagas no masculino e feminino para a chave principal, que será jogada em três dias, entre 17 e 19. As semifinais e finais terão transmissão dos canais ESPN e Disney+ e todo o BT 400 será mostrado pelo canal PlayBT no Youtube.
"Feira de Santana recebeu um presente da ITF. Existem doze eventos iguais a esse no mundo e um deles será aqui. É realmente uma grande oportunidade e um grande privilégio para os apaixonados pelo beach tennis em ver esses gigantes ao vivo nas nossas 18 quadras de areia. Será um grande evento e ninguém deverá perder essa oportunidade de ver grandes estrelas do esporte", disse Francisco Suzarte, idealizador do evento.
Além da categoria profissional, nos dias 19 e 20, a Academia Smash recebe o torneio BTJ 100 com pontos no ranking mundial juvenil. Os amadores também terão a oportunidade de entrar em ação entre os dias 17 e 20 com a disputa das categorias A, B, C e D em duplas masculina, feminina e mistas além das disputas nas categorias 40+, 50+ e 60+, todas válidas pela Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e pela Federação Bahiana de Tênis (FBT).
"Conseguir trazer um BT 400 para a Bahia pela primeira vez consolida um trabalho que a FBT vem fazendo ao longo dos últimos anos, trazendo grandes eventos junto com os seus atletas, clubes e arenas e mostra a força do estado na modalidade. Feira mais uma vez é escolhida como sede pela excelência na realização de eventos como o BT 200 do ano passado", comenta Duda Catharino, vice-presidente da CBT e ex-presidente da FBT.
Confirmados – O torneio terá os melhores do mundo no masculino - o italiano Mattia Spoto e o francês Nicolas Gianotti; o número 3 do mundo e melhor brasileiro, André Baran; o atual campeão mundial (seis títulos ao todo), o italiano Michele Cappelletti; o bicampeão mundial e quinto do ranking, o espanhol Antomi Ramos, campeão da edição passada na categoria BT 200.
Eles também terão pela frente fortes duplas como Fabrício Neis e Allan Oliveira; Giovanni Cariani e Daniel Mola No feminino, as atuais bicampeãs mundiais, a paranaense Rafaella Miiller e a venezuelana Patrícia Diaz, serão atrações junto às brasileiras Vitória Marchezini, de 19 anos, e a paulista Sophia Chow, ambas top 5 do mundo.
O italiano Spoto, campeão da edição passada, tenta o bicampeonato ao lado do francês Nicolas Gianotti. A dupla campeã mundial de 2023 vem embalada com dois títulos seguidos em Cuiabá e Balneário Camboriú (SC). "Me sinto muito honrado e empolgado em voltar no torneio de Feira de Santana. Estou muito otimista que daremos nosso melhor para uma boa campanha nesse evento que sempre nos recebe tão bem. Eu e meu parceiro estamos vindo de bons momentos nos torneios, isso é resultado de um trabalho sério e de muita dedicação. Esperamos continuar essa campanha durante o ano", disse Spoto.
Outro grande nome lutando pelo bicampeonato é o do espanhol Ramos. Ele tem 81 títulos na carreira, foi campeão em Foz do Iguaçu (PR) nesta temporada e tem dois títulos mundiais. "Animado para voltar a jogar em Feira de Santana, onde tive a oportunidade de vencer ao lado do Mattia Spoto em 2024 Muito bom ver como o beach tennis continua crescendo e como as organizações se esforçam para tornar os torneios ainda maiores e melhores a cada ano. Que venha mais uma grande edição", disse Ramos.
Baianos – Os beach tenistas da casa estão em preparação e animados para aprontar surpresas contra as estrelas mundiais da modalidade. Baiano de Feira de Santana, Silas Cerqueira é cria da casa e atuará com o baiano de Salvador, Paulo Kienby. Ele quer utilizar o fator casa para derrotar os grandes nomes do esporte.
"No momento, a expectativa é de poder fazer bons jogos. O nível do torneio está muito bom. Nossa cidade e a academia ganham muito com um evento desse aqui. É um dos maiores torneios do mundo. Paulinho é meu parceiro durante boa parte do Circuito Baiano. Temos um bom entrosamento. Um torneio dessa magnitude é fundamental para o desenvolvimento do esporte em nosso estado. Além de trazer grandes nomes do Beach Tennis mundial, é uma maneira de inserir nossos atletas profissionais no circuito, sem a necessidade de tanto deslocamento.”
Já Kienby, que jogará com Silas com um convite na chave principal do BT 400 conta estar muito animado para representar o estado. “Aredito que eu e meu socinho Silas vamos dar nosso máximo para conseguir fazer uma boa performance e com isso trazer bons resultados. Espero a torcida toda da Baeeaa".
No lado feminino destaque para a dupla baiana da soteropolitana Mariana Frugoni com a jovem Manuela Pacheco, de 16 anos, natural de Arraial D’Ajuda. As duas são as melhores baianas no ranking mundial da ITF: "Animada e confiante para esta etapa. É uma grande oportunidade para nós podermos jogar contra as melhores do mundo. Vamos fazer o nosso melhor e aproveitar esse momento incrível", contou Mariana.
O BT 400 de Feira de Santana tem as chancelas da FBT, da CBT e da ITF, com o apoio do Governo do Estado da Bahia e os patrocínios do Banco BRB, do Dr. Paulo Cavalcante Ortopedista, ?Damha Urbanizadora, ?Açaí NoKilo, ?L Marquezzo e ?Core 3.
Ascom Sudesb
Maurício Viana, com informações de Gallas Press