A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) divulgou os resultados de uma pesquisa mostrando que muitos consumidores ainda não estão satisfeitos com a qualidade do atendimento ao consumidor nos serviços de telecomunicações no Brasil.
Em geral, os consumidores ouvidos pela pesquisa da Anatel deram nota 6,8, em uma escala de 0 a 10, para a capacidade de resolução de problemas das empresas de telecomunicações.
Seis em cada 10 usuários de internet ouvidos pela pesquisa, por exemplo, entraram em contato com a operadora para falar sobre problemas de funcionamento na internet fixa nos últimos seis meses antes das entrevistas. E a nota que esses usuários de internet deram para a resolução dos problemas foi, em média, 5,89.
O presidente da Anatel, Leonardo de Morais, afirmou que em 2018 a satisfação dos usuários em relação às empresas de telecomunicações aumentou um pouco em comparação com 2017, mas o atendimento ao consumidor ainda é um dos pontos que mais precisa melhorar, principalmente em relação a problemas de cobrança ou cancelamento de serviços.
A pesquisa também mostrou que o principal meio de contato dos usuários com as empresas ainda é o atendimento por telefone, seguido pelo atendimento online.
A edição de 2018 da pesquisa de satisfação e qualidade percebida da Anatel ouviu mais de 100 mil pessoas entre julho e novembro do ano passado. JOVEM PAN