O presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou um pronunciamento pelo 7 de Setembro em que destacou a soberania nacional. Sem citar o nome de Musk, Lula disse que não tolerará "qualquer pessoa, tenha a fortuna que tiver, que desafie a legislação brasileira”. A democracia, a importância do diálogo e os desafios enfrentados após as eleições de 2022 também foram pontuados em rede nacional de rádio e televisão nesta sexta-feira (6) pelo presidente.
"Nenhum país é de fato independente quando tolera ameaças à sua soberania. Nossa soberania não está à venda", disse Lula em tom crítico ao bilionário dono do X, plataforma suspensa no Brasil por descumprimento de ordens judiciais.
O presidente reforçou a necessidade de diálogos como artifício democático, tomando a convivência civilizada entre divergentes como pilar social. “Democracia não é um pacto de silêncio. É o debate entre as opiniões divergentes que compõem a sociedade. Democracia é o diálogo, é a convivência civilizada entre opostos. É o respeito à vontade do povo expressa livremente nas urnas”, disse.
Como exemplos da prática democrática, ele cita: “A democracia é mais do que votar no dia da eleição. É lutar pela conquista de direitos. O direito de fazer três refeições por dia, morar com dignidade, ter um bom emprego, salário justo, segurança para cuidar da família e conquistar um futuro melhor para nossos filhos”.
Por Metro 1