A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a produção de dois medicamentos para diabetes e obesidade pela farmacêutica brasileira EMS, marcando um avanço relevante para a indústria nacional.
Com essa autorização, o Brasil terá seu primeiro concorrente local para medicamentos como o Ozempic. Em entrevista ao programa da CNN na terça-feira (24), o diretor médico da EMS, Dr. Ian Gonçalves Junior, ressaltou a importância da conquista. "Estamos muito felizes, porque, após um processo longo e um investimento superior a R$ 150 milhões em fábrica e processos, conseguimos a licença para fabricar a liraglutida no Brasil, um medicamento próximo da semaglutida".
A produção nacional desses medicamentos pode ter um impacto significativo no acesso ao tratamento. Segundo o Dr. Gonçalves, a preocupação da EMS é sempre fornecer acesso às melhores drogas e tecnologias para o paciente brasileiro. Embora o preço exato ainda não tenha sido definido, espera-se que a produção nacional possibilite que mais pessoas tenham acesso a esse tipo de tratamento.
Por Metro 1