A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta segunda-feira (7) o afastamento das equipes de arbitragem envolvidas nos jogos Internacional 3x0 Cruzeiro e Sport 1x2 Palmeiras, após fortes críticas a decisões tomadas nas duas partidas da segunda rodada do Campeonato Brasileiro.
No confronto entre Internacional e Cruzeiro, o árbitro Marcelo de Lima Henrique foi alvo de reclamações por conta da expulsão de Jonathan Jesus, quando o placar ainda estava zerado. Já na partida entre Sport e Palmeiras, o árbitro Bruno Arleu de Araújo marcou um pênalti polêmico a favor do time paulista, que acabou sendo decisivo no resultado.
Na equipe de Sport x Palmeiras estavam os auxiliares Rodrigo Figueiredo Henrique Correa e Thiago Henrique Neto Correa Farinha, além do árbitro de vídeo Rodrigo Nunes de Sá. Afro Rocha de Carvalho Filho atuou como quarto árbitro. Em Internacional x Cruzeiro, os auxiliares foram Nailton Junior de Sousa Oliveira e Renan Aguiar da Costa, com Daiane Muniz no comando do VAR e Luciano da Silva Miranda Filho como quarto árbitro.
"Para isso, a comissão se baseou também no parecer do Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais (CCEI), que constatou equívocos cometidos pelos profissionais nos jogos. [...] O intuito da Comissão de Arbitragem é que, a partir do afastamento, os árbitros passem por novas instruções, com o objetivo de que, quando escalados novamente, os equívocos não voltem a acontecer ", diz a nota.
Por Metro 1