O Flamengo fez um grande primeiro tempo e venceu o Vitória por 1 a 0 nesta quinta-feira, diante de 51 mil torcedores, no Maracanã, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado levou o time carioca aos 40 pontos, na terceira colocação, a apenas dois de distância do líder São Paulo.
O gol da partida foi marcado por Diego, mas o destaque foi o atacante Vitinho. O jogador recém-contratado fez sua melhor apresentação desde a estreia pelo Flamengo no início do mês. Ele acertou uma bola no travessão logo no início, participou de quase todas as jogadas ofensivas, mas cansou no segundo tempo e foi substituído.
A queda de rendimento de Vitinho também esfriou o time carioca, que pouco produziu na etapa final. No entanto, o desempenho foi muito superior do que aquela equipe que levou de 3 a 0 do Atlético-PR no final de semana. O Vitória justificou a permanência na zona de rebaixamento - é o 17º colocado, com 19 pontos.
O Flamengo volta a campo no domingo, às 16h, para enfrentar o América-MG. O time rubro-negro, no entanto, estará mais preocupado com o duelo do meio da semana. Na próxima quarta-feira, visitará o Cruzeiro no jogo de volta das oitavas da Libertadores depois de ter perdido por 2 a 0 no Maracanã. O Vitória receberá o Atlético-MG, domingo, às 16h, no Barradão.
Vitinho, logo aos cinco minutos, arriscou de fora da área e mandou no travessão. Só dava Flamengo. O time carioca tinha quase 70% da posse de bola e encurralava o adversário. Éverton Ribeiro também assustou o goleiro Ronaldo em chute de fora da área. Na sequência, o meia cruzou da esquerda, Réver escorou e Henrique Dourado mandou uma bomba de primeira para o gol. Ronaldo espalmou.
A pressão continuava. Vitinho chutou e Ronaldo mandou para escanteio. Até que aos 40 minutos, Vitinho mandou na área da esquerda, Paquetá cabeceou, o goleiro Ronaldo deu rebote e Diego apareceu para abrir o marcador.
O Flamengo seguiu impondo o ritmo no segundo tempo. Lucas Paquetá teve grande chance de ampliar ao dar uma cavadinha por cima do goleiro, mas a bola saiu para fora. Vitinho sumiu na etapa final e o time rubro-negro também passou a criar menos.
O técnico Mauricio Barbieri então decidiu trocar o atacante por Marlos Moreno, que na primeira oportunidade fez fila no time do Vitória, invadiu a área na hora de bater para o gol perdeu o controle da bola.
A equipe visitante colocou o goleiro Diego para trabalhar pela primeira vez aos 38 minutos do segundo tempo. Lucas Fernandes avançou pela direita e chutou cruzado em cima do titular da meta do Flamengo.
O Vitória esboçou uma pressão nos minutos finais. Mas a equipe demonstrou completa desorganização. E só na base da vontade não conseguiu igualar o marcador. O Flamengo encosta novamente na liderança e se mantém na briga pelo título.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 1 X 0 VITÓRIA
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Auxiliares: Fabrício Vilarinho da Silva (GO) e Bruno Boschilia (PR)
Renda: R$ 1.090.353,60
Público: 48.757 pagantes / 51.878 presentes
Cartões amarelos: Everton Ribeiro e Cuéllar (Flamengo); Yago e Lucas Ribeiro (Vitória)
Gol: Diego, aos 40min do primeiro tempo
Flamengo: Diego Alves; Rodinei, Réver, Léo Duarte e Renê; Cuéllar, Lucas Paquetá (Piris da Motta), Diego, Everton Ribeiro e Vitinho (Marlos Moreno); Henrique Dourado (Lincoln) / Técnico: Maurício Barbieri
Vitória: Ronaldo; Jeferson, Lucas Ribeiro, Aderlan (Ruan Renato) e Benítez; Rodrigo (Lucas Fernandes), Arouca (Willian Farias) e Léo Gomes; Neilton, Yago e Léo Ceará / Técnico: Paulo César Carpegiani
O DIA