O Banco Central liberou nesta terça-feira (15) o ranking de reclamações contra as instituições financeiras no País. No topo está o Banco do Brasil, seguido pelo Santander e pelo Bradesco. A lista traz apenas instituições que tenham mais de quatro milhões de clientes e analisa o último trimestre de 2018.
Entre as principais reclamações, tanto nas instituições maiores quanto nas menores, está a irregularidade quanto a produtos e serviços oferecidos, falta de confiança na instituição, assim como sensação de insegurança e dúvidas quanto à legitimidade de transações e serviços ligados ao crédito.
Para calcular o índice, o número de reclamações – apenas as que procedem – é dividido pelo total de clientes do banco e, então, o valor é multiplicado por um milhão. Quanto maior o resultado final, pior é avaliação da instituição.
Os dez primeiros bancos e instituições financeiras da lista são:Banco do Brasil: 24,98Santander: 24,04Bradesco: 23,52Banrisul: 19,30Caixa Econômica Federal: 18,92Itaú: 17,33Omni: 12,42Votorantim: 12,15Banco CSF: 7,18Midway: 6,04Ranking das instituições menoresPara criar o índice de reclamações de instituições financeiras com menos de quatro milhões de clientes, o Banco Central utiliza um ranking diferente. Aqui, quem desponta como a instituição com mais reclamações é a Modal, seguida pela Facta Financeira e pela Pan.
Os dez primeiros entre as instituições menores com maiores índices de reclamações são:Modal: 1827,79Facta Financeira: 497,39Pan: 291,54Intermedium: 198,61BRB: 137,02Paraná Banco: 136,15Agibank: 119Safra: 95,92BNP Paribas: 95,45BMG: 63,97*com informações do Estadão Conteúdo