Após dois anos (2020 e 2021) suspensa devido a pandemia do novo coronavírus, a maior competição de futebol amador do país, que é promovida pela Federação Bahiana de Futebol (FBF), está oficialmente de volta. A competição passa a se chamar Campeonato Baiano de Futebol Intermunicipal e presta homenagem ao ex-presidente da FBF e atual presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues Gomes.
FORMA DE DISPUTA
O Campeonato será disputado por 54 (cinquenta e quatro) seleções municipais, inscritas e regularizadas perante a FBF, divididas em 14 grupos regionalizados, sendo 12 grupos com 04 seleções cada e dois grupos com 03 seleções. Na 1ª Fase (Classificatória), as seleções jogarão entre si, em jogos de ida e volta, dentro dos respectivos Grupos, classificando-se para a 2ª Fase as 3 primeiras colocadas de cada grupo com 04 (quatro) Seleções, e as 02 (duas) primeiras colocadas de cada grupo com 03 (três) Seleções, em um total de 07 (sete) fases.
FEIRA DE SANTANA X SERRA PRETA
Feira de Santana que é tri-campeã da competição (1973, 1976 e 1978) e bi-campeã (2004 e 2006) com a seleção sub-17, está no Grupo 04 ao lado dos selecionados de Conceição da Feira, Santo Estêvão e Serra Preta. No mesmo dia, as demais 52 seleções entrarão em campo para completar a 1ª rodada. A partida final, quando será conhecida a seleção campeã, está programada para o dia 13 de novembro.
PALAVRAS DO TÉCNICO
No comando técnico da seleção de Feira está o experiente Edvaldo de Souza Almeida, ou melhor, Ado Almeida, que treinou o time sub-20 do Fluminense de Feira e classificou o clube para a disputa da Copa São Paulo em 2010, e em 2015 atuou na seleção de Feira como auxiliar técnico de Merrinho.
Em conversa com a Assessoria de Comunicação da Liga Feirense de Desportos antes do fechamento desta matéria, Ado disse que “A expectativa é muito boa. Montamos um grupo bom, um grupo que alguns jogadores já tiveram oportunidade de está na seleção de Feira, alguns jogadores já atuaram como profissionais e estão à disposição da seleção de Feira, são atletas de qualidade e compromissados com a seleção e isso é muito importante”. No elenco a seleção conta com atletas já conhecidos do torcedor feirense, a exemplo do atacante Thiaguinho, do volante Caíque e do meia Buiu, tudo isso mesclado com novos atletas. Ainda de acordo com o técnico, “ultimamente o selecionado tem treinado diariamente, sempre às 15h no campo da Vila Olímpica, local do mando de campo da seleção e a base considerada titular está em fase final de montagem”.
Nesse período de treinamento, visando a estréia no campeonato, foram realizados dois amistosos pela seleção de Feira, um contra o Acorda pra Vencer e o segundo contra o sub-17 do Bahia de Feira. No primeiro amistoso, Feira perdeu por 2 a 1; no segundo, Feira venceu por 4 a 2. Segundo o treinador, “foram dois trabalhos bons, considerando que a ideia era montar uma provável equipe titular”. Ado finalizou dizendo que “ainda existem carências em algumas posições na seleção, mas que tudo será sanado através de buscas que estão sendo feitas junto a alguns atletas e desportistas de Feira de Santana”.
Feira de Santana, 27/07/2022
Por Carlos Alberto
Assessoria de Comunicação da LFD
Carlos Alberto da Silva Santos
Professor, Radialista