Alunos do 3º ano cantarão na escadaria da Prefeitura Municipal nesta quinta-feira (15), às 16h, em homenagem à Feira de Santana, que completa 189 anos domingo (18). No repertório da tradicional cantata, só obras dedicadas à Princesa do Sertão. São elas: “Brasil Feirense”, de Célia Zaiin; “Todos os caminhos levam a Feira de Santana”, de Carlos Pitta; e o “Hino de Feira”, criação de Georgina Erismann. O músico Pititiu, também representante da cultura local, acompanhará os estudantes com seu violão.
O casal Domingos Barbosa de Araújo e Ana Brandoa, proprietário da Fazenda Sant'Anna dos Olhos D'Água, onde começou a história feirense, será representado na cantata. O evento integra a “Expedição Histórica”, que compõe o projeto “Vivendo Feira: Ontem, Hoje e Sempre”, desenvolvido pela Escola João Paulo I.
Vivendo Feira: Ontem, Hoje e Sempre
No projeto, que envolve os componentes curriculares de Geografia, História e Língua Portuguesa, as crianças “mergulham” na trajetória feirense e se identificam enquanto agentes transformadores já do momento atual da cidade, algo necessário para uma Feira de Santana melhor para todos. Através da “Expedição Histórica”, os alunos, acompanhados pelas professoras, visitam os distritos de Tiquaruçu e Humildes, onde identificam mudanças e permanências registradas ao longo do tempo nesses locais.
As crianças também visitam pontos históricos, a exemplos do Mercado de Arte Popular (MAP) e do Casarão Fróes da Mota, além da Lagoa do Prato Raso, no bairro Queimadinha, e do Parque da Lagoa Radialista Erivaldo Cerqueira, nas Baraúnas. Vivenciando Feira de Santana e refletindo sobre ela, os alunos compreendem a importância do resgate e preservação das origens feirenses. Por Assessoria