Após a realização da Mostra da Diversidade Cultural de Feira de Santana é chegado o momento das contrapartidas sociais realizadas pelos 17 grupos que foram selecionados no edital 2022. Duas delas acontecem neste domingo (25) com o Bando A Flor da Pele e a Charangada Baiana. Todas as ações da Mostra integram o programa Forma e Transforma, realizado no município pela ONG Favela é Isso Aí, com o patrocínio da Belgo Bekaert Arames, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e apoio da Fundação ArcelorMittal.
O grupo Charangada Baiana, banda de rua pioneira na realização dos cortejos característicos das tradicionais charangas, vai participar do “Desfile da Primavera”, junto com a Escola Sabedoria Divina, no bairro Panorama. O evento terá início às 08h30, com a participação de toda comunidade escolar e exposição externa à sociedade feirense.
“A ideia do grupo era fazer algo para o público infantil e comunidade de algum bairro da cidade. Pesquisamos, e encontramos essa possibilidade incrível de parceria com a Escola Sabedoria Divina. Estamos ansiosos por esse momento, principalmente para ver como será a reação do público” afirmou Givanildo Santos, diretor da Charangada. Ele ressaltou ainda que o grupo está muito feliz pela participação na Mostra e mais ainda por saber que está participando do resgate dos tradicionais cortejos e desfiles culturais da cidade através de eventos como o “Desfile da Primavera".
Já o Bando A Flor da Pele vai realizar Oficina de Criação Percussiva no espaço Ateliê Macrocósmico, no Conjunto Feira VI. Comandada por Ravel Conceição e Afrosamurai, a atividade será realizada das 10 às 12 horas, com 20 participantes.
Ravel explica que a oficina vai investigar ritmos utilizados nas músicas do Bando A Flor da Pele, que fazem parte do universo percussivo afroamerindio, como Ijexá, Cáscaras Cubanas, Mambo e cumbia. “A atividade será gratuita e direcionada, principalmente, para moradores da região, com faixa etária entre 15 a 65 anos”, informa.
As contrapartidas sociais são a última etapa da Mostra da Diversidade Cultural 2022. As inscrições dos projetos para edição deste ano aconteceram de 27 de junho a 27 de julho, 17 projetos foram selecionados, totalizando R$ 65 mil em premiação. Todos eles se apresentaram nos dias 10 e 11 de setembro, em evento da Mostra, Mercado de Arte Popular. Quando as contrapartidas sociais forem encerradas, até o mês de novembro, têm início os preparativos para a edição 2023.
Ações
A Mostra da Diversidade Cultural desenvolve uma série de ações, entre as quais pesquisas de campo, premiações, registros em foto e vídeo, difusão e eventos. A partir do Diagnóstico Cultural, realizado em 2016, o programa vem ofertando formação de artistas e grupos, além de fomento ao cenário cultural, com contribuição para o desenvolvimento de Feira de Santana e o fortalecimento do próprio setor artístico e cultural. Já foram contemplados mais de 170 grupos culturais e iniciativas locais no município, além da oferta de ações formativas e realização de mostras artísticas e culturais.
Sobre Favela é Isso Aí
Favela é Isso Aí é uma associação que surgiu como fruto do Guia Cultural de Vilas e Favelas, idealizado pela antropóloga Clarice Libânio e publicado em agosto de 2004. A organização foi criada com o objetivo de proporcionar a construção da cidadania a partir do apoio e divulgação das ações de arte e cultura das periferias, além de promover geração de renda para os artistas, melhorar as condições do fazer artístico e acesso ao mercado cultural.
Sobre o programa Forma e Transforma
Há mais de uma década, o programa Forma e Transforma atua em prol do desenvolvimento da cultura local, promovendo a formação artística e empreendedora, além de valorizar o patrimônio das localidades e estimular o desenvolvimento local por meio da arte e da cultura. O programa atua na realização de editais via Leis de Incentivo à Cultura.
Sobre a Belgo Bekaert Arames
A Belgo Bekaert é líder brasileira na transformação de arames de aço desde sua criação, fruto da parceria estratégica no Brasil entre a ArcelorMittal e a Bekaert. A empresa atua nos segmentos de Agronegócios, Cercamentos, Construção Civil, Automotivo, Solda, Aplicações Especiais e Indústria Petrolífera, oferecendo um mix de produtos e serviços que atendem com tecnologia de ponta, confiabilidade e qualidade aos mais diversos perfis de clientes.
Atualmente a empresa possui 9 unidades: 5 em Minas Gerais, sendo duas na cidade de Contagem, e fábricas únicas em Vespasiano, Sabará e Itaúna; duas na Bahia, na cidade de Feira de Santana; e duas em São Paulo, nas cidades de Osasco e Sumaré.
Sobre a Fundação ArcelorMittal
Criada em 1988, a Fundação ArcelorMittal atua com o propósito de transformar a vida das pessoas de forma coletiva e participativa, compartilhando conhecimento e inovação, contribuindo para a inclusão e a formação de cidadãos. A Fundação atua em três eixos prioritários: Educação, Cultura e Esporte.
Na área de Cultura, a Fundação atua principalmente no campo da formação e de democratização do acesso às artes. Realiza o Diversão em Cena, maior programa de formação de público para teatro infantil do Brasil, que leva uma programação regular de espetáculos de forma gratuita ou a preços populares para várias cidades do país. Já por meio do programa Forma e Transforma, a instituição promove iniciativas com foco na formação de artistas, empreendedores e gestores culturais, além de promover a valorização e desenvolvimento da cultura das localidades, a partir da realização de editais.
Serviço:
Mostra da Diversidade Cultural: Imagens da Cultura Popular 2022
Informações: Facebook (Mostra Cultura FSA), Instragram (@mostraculturafsa) e site https://www.favelaeissoai.com.br/
Por Orisa Gomes