A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a comercialização de pomadas para modelar e trançar cabelo após a ocorrência de efeitos adversos graves, como queimaduras nos olhos e cegueira temporária.
A Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Vigilância Sanitária, está realizando visitas aos estabelecimentos comerciais e alertando os vendedores para que deixem o produto separado da prateleira e não o exponham à venda.
"Todos os locais que utilizam ou comercializam pomadas para modelar e trançar cabelos, como salões de beleza, farmácias, comércios de cosméticos ou qualquer outro tipo de estabelecimento com tais produtos, devem segregar e identificar o produto, a fim de que não seja exposto ao consumidor", destacou Maria Cristina Rosa, chefe da Divisão da Vigilância Sanitária.
O gerente farmacêutico, Erijackson Bastos, recomenda aos clientes que não comprem o produto. "É uma medida de segurança que adotamos para proteger as pessoas, alertando sobre as consequências que o produto pode causar. As pomadas já foram recolhidas das prateleiras e armazenadas em um local com restrição de acesso".
A determinação da Anvisa não exige o recolhimento do produto dos estabelecimentos comerciais. Outra orientação do órgão é que as pomadas compradas antes da suspensão não sejam utilizadas por consumidores e salões de beleza.
A população pode contribuir com as fiscalizações da Vigilância Sanitária pelo número (75) 3612-6646 ou pelo aplicativo Fala Feira 156, solicitando a vistoria de estabelecimentos.
Por Secom