Servidores e estudantes da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) participarão das eleições para a escolha do (a) reitor (a) e vice-reitor(a). Segundo o Regimento Eleitoral aprovado pela Resolução do Conselho Superior da instituição (Consu) nº 080/2022, a votação acontecerá entre 3 e 5 de abril, com proclamação dos resultados no dia 10 do mesmo mês. As eleições são diretas. O Consu fará reunião em 20 de abril para homologação e encaminhamento dos nomes integrantes da chapa eleita ao governador do Estado, Jerônimo Rodrigues, para a nomeação. O grupo eleito com o maior número de votos ficará à frente da gestão durante o quadriênio 2023-2027, sendo permitida a recondução ao cargo por mais quatro anos. O prazo para inscrição das chapas iniciou na quinta-feira (23) encerra nesta sexta (24).
Os (as) candidatos (as) ao cargo de reitor (a) e vice-reitor(a) devem integrar, por mais de cinco anos, o quadro efetivo de docentes da Uefs; estar enquadrados na classe adjunto, titular ou pleno ou, se inseridos nas demais classes, devem ser portadores do título de doutor ou mestre; e estar em efetivo exercício.
Para o professor Jucelho Dantas da Cruz, presidente da Comissão Eleitoral responsável por coordenar o processo, a eleição fortalece ainda mais o processo democrático na Uefs. “A democracia nos espaços internos da instituição foi conquistada através da intensa mobilização dos servidores e discentes, em meio à pressão do regime militar, quando do processo de instalação da universidade, ainda na década de 70. Fomos forjados não somente nesta luta, mas no enfrentamento com o governo por uma educação pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada e pela autonomia universitária. Foi por conta do nosso compromisso com a Uefs que, hoje, docentes, estudantes e servidores técnicos podem escolher um reitor. Também em função do nosso enfrentamento, os votos de cada membro da comunidade acadêmica têm o mesmo peso”, resgatou Dantas.
Os membros da Comissão Eleitoral são indicados pelas diretorias das entidades representativas dos docentes, discentes e dos servidores técnicos, pela Administração Central da universidade e pelo Consu.
Assessoria de Comunicação