05 de novembro de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

FEIRA DE SANTANA - 06/03/2023

Escolas municipais serão abastecidas com merenda a partir do dia 13

Ouvir a matéria:
Escolas municipais serão abastecidas com merenda a partir do dia 13

As 207 escolas da rede municipal vão começar a receber os suprimentos da alimentação para a volta às aulas, a partir da próxima semana. O ano letivo inicia dia 29. O planejamento da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) para 2023 também passa pelas despensas e cozinhas das unidades de ensino.

São itens com valor nutricional para atender as necessidades do estudante. Haverá muitas cores e diversidade no prato, seguindo orientações de nutricionistas. Alimentos da agricultura familiar também estão garantidos.  

Nesta primeira etapa de distribuição, que tem início na próxima segunda-feira (13), as escolas vão receber proteínas, como frango e carne de charque. A partir do dia 20, as unidades estarão sendo abastecidas com polpas de fruta e produtos não perecíveis, a exemplo de cereais, farinhas de milho, tapioca e de mandioca, macarrão, arroz, temperos secos e outros.

A partir do dia 29, produtos de hortifruti serão entregues por conta da conservação. São itens oriundos da agricultura familiar, vindos do campo direto para as escolas [frutas, legumes, verduras e hortaliças], entre eles: abóbora, aipim, banana da prata, batata doce, beterraba, cebola, cebolinha, cenoura, chuchu, couve, limão, melancia, pimentão e tomate. 

O Governo Municipal segue rigorosamente as recomendações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) sob o acompanhamento técnico de uma equipe de nutricionistas da Divisão de Apoio ao Estudante - setor responsável pela alimentação escolar, que coordena o cardápio, merendeiras, aquisição dos itens e logística de distribuição.

PLANEJAMENTO ANTECIPADO

A secretária municipal de Educação, Anaci Paim, afirma que a Prefeitura de Feira de Santana realizou todas as licitações referentes à alimentação escolar antecipadamente. “Os contratos já foram assinados e estão segmentados de acordo com a especificação do produto. A variedade dos itens foi pensada para que seja uma alimentação variada e nutritiva”. A distribuição do gás de cozinha também está regularizada.

“A ‘merenda’ é adaptada de acordo com o segmento escolar: creche/educação infantil, ensino fundamental I - anos iniciais e ensino fundamental II - anos finais/EJA”, pontua a chefe da Divisão de Apoio ao Estudante, Carlyane Silva Ataíde.

Por Secom



Mais notícias