De janeiro até junho deste ano, 129.977 consultas com especialistas foram marcadas pela Central Municipal de Regulação de Feira de Santana. Desse total, a maior procura foi por médico oftalmologista: 28.538.
Segundo a coordenadora da Central, Suzane Oliveira, as mulheres após os 30 anos lideram os agendamentos. Em sua avaliação, o histórico de comorbidades também pode influenciar na alta demanda.
“Além do oftalmologista que atende de forma geral, temos as subespecialidades que são destinadas aos pacientes com agravos específicos. Pela regulação, disponibilizamos atendimentos com especialistas em glaucoma, córnea, refração, retina, estrabismo e uveite”, pontuou Suzane.
Para a enfermeira referência técnica em Hiperdia, Carla Paim, a procura de pacientes diabéticos também contribui para o número elevado de marcações. Segundo ela, muitos procuram o serviço a fim de prevenir complicações como glaucoma, catarata e até a cegueira.
“Portadores da diabetes precisam de cuidados redobrados porque estão mais expostos ao risco de complicações devido à fragilidade da córnea. Sabendo da necessidade desse paciente, o encaminhamento pode ser feito na unidade de saúde do próprio bairro”, enfatizou.
Para fazer o agendamento de consultas e exames, o paciente deve se dirigir à unidade de saúde a qual é cadastrado. É importante informar o número de contato atualizado para facilitar o fluxo de atendimento.