A intensificação das ações de combate à dengue foi debatida pelo prefeito Colbert Martins Filho e o Comitê de Enfrentamento às Arboviroses da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), na tarde desta quarta-feira (12), para alinhar as estratégias de rastreamento e controle dos focos do mosquito Aedes Aegypti.
Durante o encontro, o prefeito destacou a importância da coleta e realização do exame na primeira consulta com o paciente.
"A notificação deve ser feita de maneira ágil e o profissional deve fazer a coleta na hora do atendimento, não é para deixar o paciente sair sem ter feito a testagem. É desta forma que vamos iniciar o rastreamento e eliminar os locais com criadouros do mosquito”, explicou.
A recomendação é que ao notar os sinais, procure a unidade de saúde mais próxima para receber orientações e fazer o exame. Em casos graves, o paciente deve procurar, de forma imediata, as UPAs e Policlínicas Municipais.
O exame para dengue foi disponibilizado no Centro de Saúde Especializada Dr. Leone Coelho Lêda (CSE) e no Ambulatório Municipal de Infectologia.