Nos últimos dias, Feira de Santana chegou a registrar 38.4ºC, a maior temperatura do ano conforme os dados do Instituto Nacional de Meteorologia. Para não passar sufoco durante o período de calor, especialistas da Secretaria Municipal de Saúde trazem algumas recomendações.
A primeira é referente a hidratação. Conforme o médico, Ritze Viegas, ingerir líquidos, principalmente água, é um dos cuidados essenciais. A forma mais indicada para não ficar desidratado é utilizar 40 ml por quilograma de peso, ao dia.
“O calor intenso pode gerar desidratação, elevação da pressão arterial, tonturas, náuseas, vômitos e em casos mais graves síncope e convulsões. Nesses casos, é importante procurar a unidade de saúde mais próxima”, ressaltou Viegas.
O médico também reforça o uso de protetor solar, roupas leves e de prevenir a exposição ao sol entre 10h e 16h. Para ele, as crianças, idosos e grupos com comorbidades como doenças cardíacas, renais e diabéticos são os grupos que mais podem ter um certo risco com o aumento da temperatura.
A nutricionista, Kátia Simões, enfatiza que investir nas frutas ricas em água, a exemplo de abacaxi, laranja, melancia, melão e caju podem ser uma ótima alternativa.
“Neste período de calor, é melhor dar preferência às saladas cruas que levem tomate, cenoura, pepino e folhas, porque essas são mais refrescantes. Preparações muito gordurosas como frituras, feijoadas e rabadas devem ser evitadas, assim como o excesso de álcool e bebidas com muita cafeína, pois essas fazem o corpo perder mais água”, alertou.