Estão abertas as inscrições para os cursos e oficinas da Mostra da Diversidade Cultural 2023-2024. O evento integra o programa Forma e Transforma e é realizado em Feira de Santana pela ONG Favela é Isso Aí e a Habitus Consultoria e Pesquisa.
Esta edição tem como tema "Balaio de Feira" e vai comemorar os 190 anos de Feira de Santana. De 16 a 19 de novembro, no Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira, haverá cursos e formações, além de atividades decorrentes da parceria com o Festival de Cinema Festcine.
A Mostra tem o patrocínio da Belgo Arames, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com apoio da Fundação ArcelorMittal, Prefeitura de Feira de Santana e Fundação Cultural Municipal Egberto Costa e realização do Governo Federal.
Confira as atividades com inscrição prévia pelo link: https://forms.gle/v5TKvVGt7aacBF7JA
· Roda de conversa com Lélia Vitor Fernandes de Oliveira e Anaci Bispo Paim: A memória dos patronos no cotidiano das escolas da rede municipal de Feira de Santana. (16/11 - das 9h às 11h30);
· Oficina de construção de mapas afetivos (17/11, das 8h às 11h45);
· Oficina cultura, patrimônio cultural e narrativas negras (17/11, das 14 às 17h);
· Percursos mediados, com alunos das escolas públicas locais e comunidade interessada no tema. (18/11, das 9 às 12h);
Também haverá as oficinas de Cinema e Audiovisual decorrentes de parceria com o FestCine. Interessados nestas devem fazer inscrição através do link: https://festcine.com.br/inscricoes-festcine-oficinas-feira-de-santana/
Confira:
· Maquiagem e Caracterização para Audiovisual (16/11 - 14h às 17h);
· Empreenda no Cinema: Como Montar e Gerenciar sua Produtora Audiovisual (17/11 - 9h às 12h);
· Semiótica e Leitura de Imagens: Desvendando a Narrativa Visual no Cinema (18/11 - 13h30 às 16h).
Ações
Projeto patrocinado pela Fundação ArcelorMittal, a Mostra da Diversidade Cultural desenvolve uma série de ações, entre as quais pesquisas de campo, premiações, registros em foto e vídeo, difusão da identidade local e eventos. A partir do Diagnóstico Cultural realizado em 2016, o programa vem realizando formação de artistas e grupos, além de fomento ao cenário cultural, com contribuição para o desenvolvimento de Feira de Santana e o fortalecimento do próprio setor artístico e cultural. Já foram contemplados cerca de 150 grupos culturais e iniciativas locais no município, além da oferta de ações formativas e realização de mostras artísticas e culturais.
Sobre Favela é Isso Aí
Favela é Isso Aí é uma associação que surgiu como fruto do Guia Cultural de Vilas e Favelas, idealizado pela antropóloga Clarice Libânio e publicado em agosto de 2004. A organização foi criada com o objetivo de proporcionar a construção da cidadania a partir do apoio e divulgação das ações de arte e cultura das periferias, além de promover geração de renda para os artistas, melhorar as condições do fazer artístico e acesso ao mercado cultural.
Sobre o programa Forma e Transforma
Há mais de uma década, o programa Forma e Transforma atua em prol do desenvolvimento da cultura local, promovendo a formação artística e empreendedora, além de valorizar o patrimônio das localidades e estimular o desenvolvimento local por meio da arte e da cultura. O programa atua na realização de editais via Leis de Incentivo à Cultura.
Sobre a Belgo Arames
A Belgo Arames é líder brasileira na transformação de arames de aço desde sua criação, fruto da parceria estratégica no Brasil entre a ArcelorMittal e a Bekaert. A empresa atua nos segmentos de Agronegócios, Cercamentos, Construção Civil, Automotivo, Solda, Aplicações Especiais e Indústria Petrolífera, oferecendo um mix de produtos e serviços que atendem com tecnologia de ponta, confiabilidade e qualidade aos mais diversos perfis de clientes.
Sobre a Fundação ArcelorMittal
A Fundação ArcelorMittal é o núcleo de investimento e transformação social do Grupo ArcelorMittal, e sua estratégia principal se divide em três eixos de atuação: educação, cultura e esporte. Por meio de projetos e iniciativas nessas áreas, se propõe a transformar a vida de crianças e jovens de forma coletiva e participativa, compartilhando conhecimento e inovação, contribuindo para a inclusão e a formação de cidadãos para um futuro melhor. Saiba mais em: www.famb.org.br.
Serviço:
Balaio de Feira, Mostra da Diversidade Cultural e FestCine
Dias: 16, 17, 18 e 19 de novembro
No MAC - Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira (Rua Prof. Geminiano Costa, 255 – Centro)
Programação completa:
https://encurtador.com.br/beuY2
https://www.instagram.com/mostraculturafsa/
Inscrições para as oficinas da Mostra: https://forms.gle/v5TKvVGt7aacBF7JA
Inscrições para as Oficinas de Cinema: https://festcine.com.br/inscricoes-festcine-oficinas-feira-de-santana/
Por Orisa Gomes