A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Consultório na Rua, promoveu 952 atendimentos direcionados à população em situação de vulnerabilidade neste ano.
A oferta do serviço foi prestada por uma equipe multidisciplinar composta por médico, enfermeira, técnica de enfermagem, assistente social e psicólogo.
Durante os atendimentos, os pacientes tiveram acesso à aferição da pressão arterial e teste de glicemia e realizados de testes rápidos para diagnóstico do HIV, das hepatites B e C e sífilis. Ainda houve distribuição de preservativos, vacinação, curativos, medicamentos, além da marcação de consultas e exames.
Além do cuidado com a saúde, por meio do programa foram realizadas ações para distribuição de roupas, agasalhos, kits de higiene pessoal e limpeza, uma vez que durante o inverno, as pessoas em situação de rua enfrentam problemas respiratórios diversos, como rinite alérgica, asma, sinusite, bronquite crônica, doença obstrutiva pulmonar crônica, gripe e pneumonias.
As doações foram recolhidas no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDESO), demonstrando uma rede de cuidado e assistência abrangente para aqueles que mais necessitam.
Foto: Thiago Paixão
Por Secom