Eles garantem a limpeza das vias públicas, varrendo ruas e avenidas. Nos caminhões saem recolhendo os lixos deixados nas calçadas e portas de residências. Seja dia ou noite, os agentes de limpeza não têm hora para trabalhar e não há tempo ruim: eles enfrentam sol e chuva. Em Feira de Santana são 800 colaboradores no total. Na quinta-feira (16), os garis celebraram o seu dia.
Há 1 ano trabalhando na limpeza pública do município, Sullivan Lion Carvalho, de 19 anos, considera a atividade importante e não vê qualquer constrangimento na profissão. Neste dia comemorativo está na função varrendo ruas do centro da cidade, como a Marechal Deodoro, Sales Barbosa e a Praça Eduardo Fróes da Motta.
“É um papel essencial para manter a nossa cidade limpa, principalmente pela falta de zelo de algumas pessoas em jogar lixo em locais indevidos. Acho legal e nada que venha me constranger”.
Ao seu lado, Edson Souza puxa o carrinho de coleta de lixo, como também atua na varrição. “Gosto muito do meu trabalho”, diz ele que mora na Mantiba e precisa sair de casa às 5h para começar o trabalho às 6h. “Me sinto feliz e agradecido pela função que desempenho”.
Por Secom