Com o objetivo de alinhar etapas e integrar modalidades por meio das práticas de leitura e escrita, o Seminário de Encerramento das Formações 2024 reúne educadores e gestores nesta quinta-feira (5), no auditório do Centro de Formação Continuada de Profissionais da Educação. O evento segue o dia todo, até a noite, com o fechamento de um ciclo formativo realizado ao longo do ano, promovendo reflexões sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas e indicando direções para os próximos desafios na educação.
A programação contempla mesas temáticas dedicadas a diferentes etapas e modalidades de ensino, como Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos, além de apresentações culturais e exposições de trabalhos realizados pelas escolas.
A secretária de Educação, Anaci Paim, destacou que o seminário é a culminância de um trabalho contínuo realizado ao longo do ano, com formações para professores de diferentes modalidades de ensino.
“Essas ações são essenciais para aprimorar as práticas pedagógicas, elevar a qualidade da educação e atender às necessidades dos alunos. A formação continuada permite ajustes e planejamento futuro, garantindo a renovação constante das estratégias de ensino para acompanhar as demandas educacionais”, afirmou.
O professor de Ciências, Brando Gonçalves, ressaltou a relevância do evento e a inspiração que as trocas proporcionam.
“Os debates sobre práticas pedagógicas reforçam a importância de investir na leitura e na escrita como pilares para a formação de cidadãos críticos. É gratificante participar de um evento como este, onde podemos refletir sobre nossas práticas e nos inspirar nas experiências de colegas de diferentes modalidades de ensino. O conhecimento compartilhado aqui reforça a ideia de que a leitura e a escrita transformam vidas, e levar isso para a sala de aula, adaptando às necessidades de cada aluno, é um desafio que estamos preparados para enfrentar”, destacou.
A coordenadora pedagógica Mariana Barreto também comentou sobre como pretende aplicar os aprendizados adquiridos ao longo do ano. Ela destacou que os encontros proporcionaram um novo olhar para o trabalho pedagógico e reforçou a importância do planejamento coletivo.
“A partir do que discutimos aqui, vou fortalecer o trabalho colaborativo com os professores da minha escola, organizando momentos de planejamento conjunto e acompanhando mais de perto as estratégias de leitura e escrita que estamos implementando. Nosso objetivo é criar uma rotina pedagógica significativa, que contribua para o desenvolvimento integral dos nossos alunos”, disse.
Por Secom