10 de janeiro de 2025
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

FEIRA DE SANTANA - 10/01/2025

Secretaria de Saúde de Feira articula ação de combate à dengue com mutirão de vacinação e limpeza de ruas

Secretaria de Saúde  de Feira articula ação de combate à dengue com mutirão de vacinação e limpeza de ruas

Uma grande ação de vacinação contra a dengue e limpeza de ruas está sendo articulada pela Prefeitura de Feira de Santana para o dia 25 deste mês na sede do município e, no dia 1º de fevereiro nos distritos. A ideia é garantir a proteção contra a doença e eliminar os possíveis focos de proliferação do mosquito aedes aegypti.

A iniciativa é uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde (SMS) e Serviços Públicos (Sesp). Os esquemas de vacinação e de limpeza já estão sendo montados e preveem a participação conjunta de agentes de limpeza, que ficarão responsáveis pelo recolhimento de resíduos sólidos descartados de forma indevida nas vias públicas, dos agentes de endemias e comunitários de saúde.

"Faremos essa ação integrada para eliminar os focos do mosquito transmissor da dengue, sobretudo nos bairros de maior incidência da doença. Além do trabalho de limpeza, estaremos conscientizando os moradores a redobrarem os cuidados. Diminuindo os possíveis criatórios conseguiremos reduzir a circulação do aedes aegypti", afirma o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos.

Neste ano já são 28 notificações de casos de dengue. Em 2024 foram 6.651 ocorrências confirmadas da doença, sendo 1.102 casos de alerta, 31 graves e 10 mortes.

MUTIRÃO DE VACINAÇÃO

De acordo com o titular da pasta, o esquema de vacinação será distribuído em sete pontos estratégicos [mais detalhes serão divulgados nos próximos dias]. 

"Vacinas salvam vidas e com a dengue não é diferente. A faixa etária prioritária será de pessoas entre 10 e 14 anos, que é justamente o público com maior número de óbitos registrados pela doença", salienta. 

Rodrigo Matos acrescenta que a população dos distritos também terá uma atenção especial com a imunização em massa.


Por Secom

Mais notícias