04 de abril de 2025
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

FEIRA DE SANTANA - 28/03/2025

Estudantes do IFBA conhecem estação de tratamento de esgoto da Embasa em Feira de Santana

Estudantes do IFBA conhecem estação de tratamento de esgoto da Embasa em Feira de Santana
No último dia 12/03, alunos do curso de Edificações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) participaram de uma visita técnica à Estação de Tratamento de Esgoto Jacuípe II (ETE Jacuípe II), unidade da Embasa localizada em Feira de Santana. A visita teve o objetivo de contextualizar o aprendizado, promover a integração interdisciplinar e uma compreensão mais holística do conhecimento. “Durante o estudo com a disciplina de Saneamento Básico, vimos os métodos para garantir que o esgoto possa retornar tratado para o rio, de forma a não agredir o ambiente e trabalhamos a importância disso para a vida e saúde humana. Tudo que vimos na sala de aula pode ser vivido durante a visita técnica à estação da Embasa. Uma aluna até comentou: 'professora, a senhora já tinha dos dados um spoiler, mas ver tudo aqui ao vivo é muito melhor’”, contou a professora do IFBA Carina Guerra.

Os estudantes aprenderam sobre a possibilidade do uso do biogás – resultante do processo de tratamento do esgoto – para geração de energia elétrica e ainda conheceram o processo de compostagem e uso do lodo (outro material resultante do tratamento) como adubo. Também puderam observar as práticas que garantem a segurança dos colaboradores da Embasa e dos visitantes, como o uso de EPI’s, a adoção dos mapas de risco e de sinalizações de segurança. “O ambiente da ETE é muito organizado, limpo, todo sinalizado, um lugar bastante agradável! Nem parece ser um ambiente que trata esgotos! A equipe da Embasa, muito acolhedora, nos recebeu de maneira maravilhosa e tornou a visita ainda mais agradável e proveitosa para os estudantes”, afirmou a professora.

A técnica operacional Mayara Melo explicou todas as fases do processo para os alunos, que ficaram ainda mais felizes por saber que a profissional é formada no mesmo curso que estão concluindo: Edificações. “A visita técnica foi valiosíssima. A Embasa tem um trabalho muito bonito. O esgoto chega em um estado deplorável, mas ao final de todo tratamento, a água sai limpa e pode ser depositada no rio. Este é o cuidar da ‘casa comum’. Que a gente possa ter este compromisso e sensibilidade de cuidar das coisas que Deus nos deu”, afirmou o estudante Ângelo Miguel Almeida.

*Unidade de Comunicação Empresarial da Embasa*
*Regional de Feira de Santana*

Mais notícias