13 de abril de 2025
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

FEIRA DE SANTANA - 12/04/2025

Operação em Salvador revela venda de óleo vencido: Procon de Feira de Santana poderia seguir o exemplo em defesa dos consumidores locais

Operação em Salvador revela venda de óleo vencido: Procon de Feira de Santana poderia seguir o exemplo em defesa dos consumidores locais

Uma recente fiscalização em Salvador acendeu um alerta sobre a necessidade de ações mais rigorosas também em outras cidades baianas. A operação Combustível Legal, coordenada por diversos órgãos de controle, incluindo o Procon-BA (Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor), flagrou um posto de combustíveis na Avenida Vasco da Gama comercializando um lote de óleo lubrificante com o prazo de validade vencido. A irregularidade, constatada nesta quarta-feira (9), levou à retirada imediata dos produtos do mercado e à autuação do estabelecimento, que agora responderá a processo administrativo, com possibilidade de multa.

Segundo o diretor de Fiscalização do Procon-BA, Iratan Vilas Boas, foram encontradas 26 garrafas do produto vencido. “Infelizmente ainda nos deparamos com esse tipo de situação nas operações. Dessa vez identificamos várias unidades de óleo lubrificante sendo comercializadas com o prazo de validade vencido, o que pode gerar problemas no motor do veículo e causar prejuízo ao consumidor. Estamos intensificando a ação em todo o estado para garantir que o mercado de combustível funcione dentro das normas legais”, afirmou.

A iniciativa reforça a importância da vigilância constante no setor de combustíveis, que, além de estratégico para a mobilidade urbana, impacta diretamente no bolso e na segurança dos condutores.

Diante desse cenário, cabe uma reflexão: por que não promover uma força-tarefa semelhante em Feira de Santana? Segunda maior cidade da Bahia e com uma frota crescente de veículos, o município merece atenção redobrada quanto à qualidade dos produtos vendidos em seus postos de combustíveis.

O Procon de Feira de Santana, que tem histórico de atuação firme em prol do consumidor, poderia liderar uma operação semelhante à realizada na capital, fiscalizando combustíveis, produtos complementares, como lubrificantes e aditivos. A presença do órgão nas ruas enviaria um claro recado aos comerciantes: a tolerância com irregularidades será zero.

Além disso, a atuação preventiva do Procon protege o consumidor individual e todo o mercado, ao garantir concorrência leal e práticas comerciais dentro da legalidade.

A iniciativa em Salvador é um exemplo claro de como a fiscalização pode coibir práticas abusivas e proteger o consumidor. Que Feira de Santana siga esse exemplo, em nome da segurança veicular e do respeito ao cidadão feirense.

Mais notícias