19 de abril de 2025
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

FEIRA DE SANTANA - 17/04/2025

Secretaria de Cultura vai funcionar em prédio histórico de Feira de Santana

Secretaria de Cultura vai funcionar em prédio histórico de Feira de Santana

 decisão foi anunciada pelo prefeito José Ronaldo, na manhã desta quinta-feira (17), durante visita ao local

A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) vai passar a funcionar, dentro em breve, em prédio histórico de Feira de Santana. O novo endereço será a antiga Escola Maria Quitéria, na Praça Fróes da Motta. A decisão foi anunciada pelo prefeito José Ronaldo, na manhã desta quinta-feira (17), durante visita ao local.

Ao visitar o antigo prédio, acompanhado dos secretários de Cultura, Cristiano Lobo, e de Planejamento, Carlos Brito, além do superintendente da SOMA, João Vianey, o prefeito José Ronaldo reafirmou o compromisso de sua administração em preservar a memória de Feira de Santana, utilizando o imóvel para abrigar a secretaria responsável por promover a cultura na cidade. “Este patrimônio retornou para o Município de Feira de Santana, através de uma ação que fizemos com o Estado”, destacou.

Além da reforma do prédio da antiga Escola Maria Quitéria, o prefeito José Ronaldo ainda anunciou que o Governo Municipal também vai promover a reforma da Praça Fróes da Motta, que em seu entorno também abriga o histórico Casarão Fróes da Motta. “Nesta visita, decidimos fazer o trabalho de restauração desse prédio juntamente com a Praça Fróes da Motta e a Praça Nordestino (Dom Pedro II)”, revelou.

A Escola Maria Quitéria foi a primeira escola da rede pública municipal de Feira de Santana a ter instalações próprias, e seu prédio foi construído em 1917, na Intendência do Coronel Agostinho Fróes da Motta. É símbolo da história e da cultura feirense.

Durante um período, foi cedido ao Governo da Bahia e, recentemente, o imóvel foi reincorporado ao patrimônio público municipal, o que possibilitará à Prefeitura promover a restauração do prédio e a sua utilização para abrigar a Secretaria de Cultura.


Mais notícias