A torcida do Bahia comemorou duas vezes na noite desta quarta-feira (24), mas acredite: o Tricolor não venceu. Com dois gols anulados de forma controversa pelo árbitro de vídeo (VAR) na Arena Fonte Nova, a equipe perdeu para o Atlético-PR por 1 a 0 na primeira partida das quartas de final da Copa Sul-Americana. Pablo foi o autor do único gol da partida.
Para ir às semifinais, o Esquadrão de Aço precisa vencer o jogo de volta por dois gols de diferença na Arena da Baixada. Em caso do mesmo placar favorável ao Bahia, a vaga será decidida nos pênaltis. A partida será na próxima terça-feira (31), às 21h45.
O JOGO
Levado pelo apoio da torcida, o Bahia começou o jogo buscando opções no ataque. Aos quatro minutos, o volante Gregore bateu rasteiro de fora da área e o goleiro Santos defendeu fácil. Três minutos depois, Nino Paraíba cruzou da direita, Elton cabeceou e o arqueiro do Furacão defendeu fácil.
Clayton marca, mas VAR anula
Aos 22 minutos, o Bahia conseguiu chegar ao primeiro gol. E foi na base da emoção. Edigar Junio recebeu passe de Zé Rafael, passou por dois zagueiros e cruzou. Santos rebateu, Zé Rafael tentou de cabeça e a bola foi bloqueada. Na volta, Clayton precisou chutar duas vezes para balançar a rede. Na sequência, o árbitro Fernando Rapallini consultou o árbitro de vídeo e avaliou que o segundo chute de Clayton foi perigoso, pois a perna do atacante passou por cima da cabeça do meia Nikão.
Aos 35 minutos, em boa jogada de contra-ataque, Ramires recebeu de Edigar Junio e tocou na esquerda para Paulinho. O lateral cruzou rasteiro e o zagueiro Léo Pereira quase marcou contra. Logo depois, Gregore tomou bola na intermediária, avançou, chutou rasteiro da entrada da área e a bola passou ao lado.
Douglas salva o Bahia
Quase no final da primeira etapa, o Atlético-PR teve uma grande chance. Em jogada no ataque, Pablo recebeu no lado esquerdo, tocou, Marcelo Cirino fez o corta-luz e Lucho González bateu firme para grande defesa de Douglas.
Ramires faz o gol, mas VAR volta a anular
Logo no primeiro minuto da segunda etapa, Ramires, no lado esquerdo do ataque, tocou para Nino Paraíba. O lateral-direito bateu rasteiro e o próprio Ramires chegou na frente para completar e balançar a rede. O camisa 6 dançou, a torcida comemorou, mas o árbitro de vídeo voltou a agir, orientando o juiz a anular o gol. Sem consultar o vídeo, o argentino mandou o jogo seguir.
O Atlético-PR chegou assustando aos 14 minutos, quando Jonathan avançou em velocidade pela direita, cruzou com desvio e o zagueiro Jackson se atrapalhou para afastar a bola. Na cobrança de escanteio, Lucho González quase marcou um gol olímpico.
Bahia coloca Santos para trabalhar
Aos 19 minutos, o Esquadrão teve duas grandes chances de marcar. Após cruzamento na área, Zé Rafael e Jonathan dividiram e o goleiro Santos fez a defesa. Na sequência, após escanteio, o arqueiro do Furacão defendeu cabeçada de Lucas Fonseca.
Pablo abre o placar com um golaço
Pouco efetivo no ataque, o Atlético-PR soube aproveitar bem a chance que teve e chegou na liderança do placar. Aos 21 minutos, Santos chutou para a frente, Marcelo desviou de cabeça e Pablo, quase sem ângulo, chutou com força e estufou a rede do goleiro Douglas.
Abatido pelas marcações do VAR e pelo gol sofrido, o Bahia demorou a criar uma grande chance. A oportunidade só reapareceu aos 39, quando Jackson cabeceou cruzamento de escanteio e a bola desviou em Júnior Brumado.
Ainda deu tempo do Atlético ter mais uma grande chance. Em contra-ataque, Rony recebeu de frente para Douglas, mas bateu por cima da meta.
FICHA TÉCNICA
Bahia 0 x 1 Atlético-PR
Copa Sul-Americana - Quartas de final (1º jogo)
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador
Data: 24/10/2018
Horário: 21h45
Árbitro: Fernando Rapallini (ARG)
Assistentes: Diego Bonfa e Gustavo Rossi (ambos da Argentina)
Árbitro de vídeo: Gery Vargas (BOL), auxiliado por Nicolas Gallo (COL) e Hernan Maidana (ARG)
Cartões amarelos: Júnior Brumado (Bahia) / Léo Pereira, Lucho González, Pablo e Marcelo Cirino (Atlético-PR)
Cartões vermelhos:
Gols: Pablo (Atlético-PR)
Bahia: Douglas; Nino Paraíba, Jackson, Lucas Fonseca e Paulinho; Elton (Vinícius) e Gregore; Clayton (Marco Antônio), Ramires e Zé Rafael; Edigar Junio (Júnior Brumado). Técnico: Enderson Moreira.
Atlético-PR: Santos; Jonathan, Paulo André, Léo Pereira e Renan Lodi; Lucho González (Bruno Guimarães), Wellington e Raphael Veiga (Rony); Marcelo Cirino (Thiago Heleno), Nikão e Pablo. Técnico: Tiago Nunes. BN