Passadas algumas horas após a notícia de que Jorge Jesus disse 'sim' ao Benfica, o Flamengo se movimenta para pensar no substituto. A primeira certeza é que a prioridade será um treinador também europeu e dois nomes ganharam força e popularidade internamente: o do português Marco Silva, ex-Watford, e o do espanhol Miguel Ángel Ramírez, do Independiente del Valle, do Equador.
Marco Silva agrada ao vice-presidente de futebol, Marcos Braz, e teve o nome em pauta antes da primeira renovação de Jorge Jesus. Caso o Mister deixasse o clube, ele seria a primeira opção a ser procurada. Aos 43 anos, ele está sem clube atualmente.
Já a ala do vice de relações externas, Luiz Eduardo Baptista, o Bap, prefere o nome do espanhol Miguél Ángel Ramirez, de 35 anos. As atuações contra o Flamengo na Recopa Sul-Americana agradou ao dirigente, que é um estusiasta da contratação. O fato de já ter conhecimento do futebol sul-americano e disputados torneios continentais favorece.
Por questões éticas, o Flamengo não abrirá conversa com nenhum treinador enquanto a saída de Jorge Jesus não for oficializada. Durante as últimas semanas, quando a imprensa portuguesa passou a noticiar o acerto do treinador com o Benfica, diversos nomes foram oferecidos à alta cúpula e prontamente recusados.
Sem um interino na comissão permanente, o Flamengo deve iniciar a retomada dos trabalhos na próxima semana sob o comando de Maurício Souza. O técnico do sub-20 participou das primeiras rodadas da Taça Guanabara.
Outros nomes também entraram em pauta e foram comentados internamente, como o do espanhol Unai Emery, 48, e o português Leonardo Jardim, 45. Ambos estão sem clube no momento.
Ex-comandante do Arsenal, Emery também foi procurado pelo Benfica após os portugueses receberem respostas negativas de nomes como Mauricio Pochettino, Massimiliano Allegri e Laurent Blanc, e fecharem com Jesus. Além do time inglês, o espanhol comandou recentemente o Paris Saint-Germain.
Jardim é conhecido por ter revelado o francês Mbappé no Mônaco, da França, onde estava até o ano passado. Ele tem histórico de vários anos no clube, onde se destacou, mas passou pela Grécia e comandou equipes de Portugal. Informações por Extra Online