No próximo dia 28 de maio, será realizada a grande final do Concurso Miss Afro Feira de Santana 2023. Na sua sexta edição, o concurso obteve o número de 157 inscritas que durante 5 meses de atividades se prepararam através de várias atividades formativas como rodas de conversas, oficinas, palestras, minicursos e avaliações que credenciaram 16 meninas e mulheres negras de Feira de Santana e de mais dois municípios da região para a finalíssima.
Segundo os organizadores, o Miss Afro Feira de Santana se consolida a cada edição como o principal evento de exaltação a beleza da mulher negra feirense e o único que usa a conscientização para empoderá-las e legitimar essa beleza que vai além da estética. Ainda atravessando dificuldades financeiras devido a falta de patrocínio, o Concurso Miss Afro continua firme e superando as adversidades com a abnegação e a força de vontade daqueles e daquelas que entendem que essa ação afirmativa salva vidas. Pontua Val Conceição, idealizador e coordenador geral do concurso.
O Concurso Miss Afro 2023, homenageia a matriarca do Movimento Negro de Feira de Santana e futura Doutora Honoris Causa pela UEFS, Ivannide Santa Barbara. E o momento mais esperado que é a sua final, ocorrerá no Teatro do Centro de Cultura Amélio Amorim, às 16:00hs, do domingo, 28 de maio.
Além do desfile que será dividido em três momentos com as 16 beldades negras, haverá também apresentações artísticas com nomes consagrados da música local, nacional e mundial a exemplo de Dionorina, Roça Sound, Djalma Ferreira, Banda Afro Lua Negra, Priscila Lins e intervenções poéticas com Ana Gisele que é poeta quilombola e Luana Reis, poeta feirense que reside nos Estados Unidos.
O acesso do público ao teatro será mediante a doação de um quilo de alimento não perecível e esse acesso está sujeito a lotação do espaço.
Por Assessoria