Fugindo de uma história contada apenas do ponto de vista da capital, no quinto episódio do Umbu podcast em homenagem ao bicentenário do 2 de julho, Camilla França e Mirtes Santa Rosa trazem o foco para as cidades interioranas que tiveram contribuição significativa nas lutas pela independência. Com o propósito de trazer uma narrativa didática e descontraída, as apresentadoras convidam Moisés Frutuoso, doutor em história social pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). O episódio está disponível no spotify e no site: www.portalumbu.com.br
Durante o podcast, Moisés esclarece que a conquista da independência da Bahia não teria ocorrido sem a força das cidades do interior. Enquanto a capital estava em guerra, cidades interioranas como Cachoeira, Caetité, Rio de Contas e Itaparica se tornavam cenários de importantes batalhas contra o domínio português, destacando historicamente que, apesar de serem numericamente menores em comparação com a capital, as cidades do interior possuíam influência social significativa.
O convidado explica a importância da independência para aqueles que antes viviam como escravos, destacando o sentimento de antilusitanismo que permeou a história desse período. Segundo o convidado, o clima de hostilidade e violência nas cidades do interior tornou-se intenso, porém representou um momento crucial para a população preta e parda, permitindo alçarem novos caminhos de vida, desejando não apenas a independência do Brasil e da Bahia, mas também a libertação de seus próprios corpos.
“Eu gosto sempre de ressaltar que a luta pela independência do Brasil na Bahia foi um movimento que iniciou-se a partir de um conflito de elite, mas no decorrer do processo os segmentos subalternos da sociedade perceberam que também era possível lutar por uma melhoria de vida. Seja ao lado das tropas baianas, ou até mesmo aproveitando a oportunidade e lutando ao lado dos portugueses”, explica Moisés em fala ao podcast.
Dando continuidade à 7ª temporada, o Umbu Podcast mantém seu compromisso de informar, de forma descontraída e responsável, sobre as batalhas pela independência da Bahia, visando envolver e conscientizar seus ouvintes sobre esse importante período da história brasileira. Já estão disponíveis os episódios “O sete de setembro flopou” com a educadora Tamires Costa, “A Bahia vai à luta” com o professor e pesquisador Clissio Santana, “As mulheres no front” com a educadora e escritora Bárbara Carine e “Aos pés do Caboclo”, com o professor Ordep Serra.
Acompanhe em:
Instagram: @umbu_comunicacao
Spotify: Umbu Podcast
Youtube: Umbu Podcast
Site: www.portalumbu.com.br
Por Gi Santana