O Grupo GR, especializado em segurança e terceirização de serviços, traz algumas dicas importantes para quem vai deixar suas casas e viajar com mais tranquilidade.
Para o diretor de Operações do Grupo GR, Vinícius Freitas, os turistas não devem passar informações da viagem para estranhos e precisam tomar muito cuidado com o que compartilham nas redes sociais. “Evite antecipar dados sobre a viagem na internet durante as férias. Isso pode atrair a atenção de pessoas mal-intencionadas”, alerta. “Se deseja postar fotos em tempo real, fique atento à privacidade dessas informações”.
Veja abaixo os principais cuidados que se deve ter ao sair do condomínio:
• Avise somente o síndico e o zelador que você vai viajar. Caso você precise deixar a chave da residência com alguém que irá ao condomínio, deixe avisado também.
• Não deixe as chaves do apartamento na portaria. Se acontecer algum incidente, ela pode parar nas mãos de pessoas não confiáveis.
• Feche todas as janelas e tranque as portas da unidade.
• Deixe com alguém da administração ou zelador um telefone para contatos de emergência.
Síndicos em alerta
O diretor do Grupo GR recomenda para os síndicos inspecionarem os sistemas de segurança e circuito de câmera. “É importante verificar o funcionamento de tudo para garantir a segurança nesse período em que muitos apartamentos ficam vazios”.
Outras dicas para os síndicos:
• Se houver contrato com empresas de segurança, peça que as rondas sejam intensificadas nesse período.
• Fique atento ao que ocorre nas imediações do condomínio. Carros parados por longos períodos, pessoas estranhas vistas com frequência na região ou qualquer outra situação deve ser comunicada imediatamente à segurança e à polícia.
“São cuidados que sempre devem ser tomados, mas precisam ser intensificados nesse período de férias. Cuidar do patrimônio é cuidar das pessoas que ali vivem”, conclui Freitas.
Cuidados no hotel
Na chegada aos hotéis, os turistas também precisam tomar certos cuidados para manter o clima de tranquilidade e de descanso durante o período de férias. “É importante estar atento às movimentações e ao ambiente ao redor, durante a entrada. Caso note algo suspeito, comunique a equipe”, avalia Freitas. Certificar-se de que as portas estão fechadas ao sair do quarto e antes de dormir também se somam às recomendações. “E no caso de viajar com crianças, não se descuide delas, mesmo nas áreas de recreação”, pontua.
Segundo o executivo, os cuidados devem ser mantidos no momento do check-out: “Dependendo do destino, os turistas podem encerrar a viagem com as malas cheias de compras. Por isso, pessoas estranhas, cientes desta possibilidade, podem aproveitar momentos de distração e levar as bagagens que ficam na recepção”.
Approach Comunicação