08 de abril de 2025
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

NOTÍCIAS - 31/07/2023

Curso SCI reuniu em Feira de Santana representantes de diversas instituições que atuam em situações de desastres

Curso SCI reuniu em Feira de Santana representantes de diversas instituições que atuam em situações de desastres

Nos dias 27, 28 e 29 de julho ocorreu o Curso Sistema de Comando de Incidentes e reuniu na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) representantes de diversas instituições municipais, estaduais e federais que atuam em situações de desastres.

O VI Curso Sistema de Comando de Incidentes promovido pela UEFS faz parte dos preparativos para o maior treinamento em desastres já realizado no mundo – IV CIDEM, que ocorrerá dia 26 de agosto de 2023, na UEFS.

“Qualificação como fator preponderante para a busca de uma melhor gestão em emergência e desastres.” Essa é a tônica defendida pelos organizadores do Curso. O curso foi organizado pelo Coronel BM Antonio Júlio Nascimento Silva do CBMBA, pelos professores Dr. Jeidson Antonio Morais Marques e Me. Antonio Carlos Estrela de Araújo, ambos da UEFS, pelos oficiais do CBMBA, Major BM RR Carlos Soares Sobrinho Junior e do Tenente BM Jonae Braz Assunção de Carvalho. 

Estiveram presentes nesta edição do curso múltiplas instituições, dentre elas: Defesa Civil, SAMU, SMT, Guarda Municipal, Vigilantes UEFS, Secretaria de Meio Ambiente, Bombeiros, BRESC, Polícia Militar, BOPE, GRAER, CHOQUE, CANIL, Cavalaria da PM-FSA, DPT, Polícia Civil, CIEVS, SESAB, INEMA, Vigilância Sanitária, Polícia Federal, Exército- 35 BI, EMBASA, COELBA, AMBIPAR, SOBEF, COFEN, CRO-BA, Pós-Graduação Odontolegal, Ministério da Saúde, IBAMA, Radioamadores, HGCA, VIABAHIA, Imprensa, TV Olhos D´água, UEFS, UNEF, Rotary Club, ABOL, Sindicatos, Técnicos de Segurança, Engenharia de Segurança UEFS, Servidores UEFS.

Desta forma, a prefeitura de Feira de Santana, Governo do Estado da Bahia e Governo Federal tem apoiado fortemente este projeto e promovendo às equipes, treinamento e integração, assegurando à sociedade, mais resiliência, prevenção e capacidade de resposta para situações de crise. 

Diversas atividades de integração foram realizadas, dinâmicas de grupo, metodologias ativas de ensino aprendizagem e momentos de confraternização, incluindo os momentos de refeições.

Organizadores e ministradores do Curso SCI. Major Sobrinho, Prof. Carlos Estrela, Coronel BM Julio e Prof. Dr. Jeidson Marques.


Dinâmica de Grupo para auto apresentações e união.

Aulas Teóricas sobre SCI no Auditório Central da UEFS.


Simulado de mesa com todas instituições presentes aplicando a ferramenta SCI.


Exercício de ação integrada.

Grupos com membros de Instituições Municipais, Estaduais e Federais.

Trabalhos em grupo sendo apresentados por equipes diversificadas.

Integração durante alimentação.

Visita ao local onde ocorrerá simulado de rompimento de barragem e inundação.



Apresentação do Projeto CIDEM e planejamento para IV CIDEM


Atividade em campo com demonstração de resgate com cães

Atuação integrada no Curso

O Sistema de Comando de Incidentes (SCI)


O SCI é uma ferramenta gerencial visando a estabilização e resolução de casos de emergências e desastres, por meio da coordenação e emprego de agências, pessoas, equipamentos, protocolos e procedimentos. 

O SCI teve sua origem nos Estados Unidos da América, a partir da década de 70 do século XX, na ocasião de grandes incêndios florestais no sudoeste da Califórnia. Posteriormente, testado e normatizado pelo governo norte-americano passou a ser uma ferramenta utilizada em todo território dos EUA na gestão de quaisquer tipos de incidentes. 

No Brasil, o SCI foi adotado a partir da primeira década do século XXI e ao longo dos anos a maioria dos Estados brasileiros passaram a utilizá-lo como instrumento de coordenação, comando e controle em eventos adversos críticos de média e grande magnitude. 


O IV CIDEM


O  IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE DESASTRES EM MASSA (CIDEM) ocorrerá no período de 23 a 26 de agosto de 2023, no município de Feira de Santana - Bahia. 

O tema deste Congresso será: Desastres com Inundações, Barragens e Resíduos Tóxicos, envolvendo Produtos Perigosos (QBRN - e Químicos, Biológicos, Radioativos, Nucleares e Explosivos). Também serão abordados temas relacionados, atuais e de grande impacto na sociedade, como violência das escolas e universidades, evacuação, controle de pânico e percepção de risco. O evento contará com a participação de Profissionais da Saúde, Segurança Pública, Defesa Civil, Peritos Nacionais e Internacionais, INTERPOL, Forças Armadas, Profissionais da Indústria, Pesquisadores e Especialistas dos diversos campos do conhecimento.

Nesta oportunidade, considerando a importância do tema, espera-se contar com o apoio e a representação de todos os Estados brasileiros e do Distrito Federal, com a participação de representantes das forças que atuam em situações de desastres.



O PROJETO CIDEM


O Projeto CIDEM busca contribuir com a integração das instituições, prevenção e qualificação para resposta a desastres, além de mobilizar a sociedade, alertar para esta temática, além de sensibilizar os gestores públicos para desenvolvimento de políticas públicas que busquem a prevenção e capacidade de resposta a desastres.

A integração e sincronia das Forças, Organizações e Entidades civis e militares é de fundamental importância para uma resposta rápida e efetiva diante de um desastre. Para isto, a UEFS desenvolve o Curso de Extensão em Atendimento e Identificação de Vítimas de Desastres, cumprindo seu papel diante da sociedade em um projeto humanitário e sem fins lucrativos. O IV CIDEM é parte de uma sequência de ações voltadas ao treinamento e integração das forças que atuam em desastres nos níveis local, nacional e internacional.

Em 2014, 2015, 2016 e 2018, a UEFS, com apoio de instituições civis e militares municipais, estaduais, federais e internacionais viabilizou discussões, treinamentos, simulados e a integração entre agências que atuam em situações de desastres em massa. Nesse sentido, o último CIDEM, que aconteceu em 2018, em Feira de Santana - Bahia, teve a participação de cerca de 3.500 congressistas, com a presença de 14 países e 67 agências envolvidas. O IV CIDEM tem a expectativa de reunir cerca de 2.500 pessoas e representantes de diversos países, especialistas nacionais e internacionais em situações de desastres, com atividades teóricas e simulados, de forma a ser mais um marco histórico para o país. 

Dessa forma, este evento se torna uma grande oportunidade de qualificação, interação das forças e treinamento no sentido da promoção da Segurança Pública e preparação para situações de desastres em massa no país, com repercussão para a comunidade internacional.

Portanto, é um evento de grande importância para toda e quaisquer agências relacionadas à prestação de serviços de atendimento a afetados por eventos diversos.  

Para obter mais informações referente ao evento, através do endereço https://www.projetocidem.com/ivcidem , no telefone ( 75 ) 98108 – 0343 ou pelos e- mails: [email protected] e [email protected].


Por Assessoria

Mais notícias