23 de novembro de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

NOTÍCIAS - 06/08/2023

Barbie: Sentimento de nostalgia e conexão emocional contribuem para sucesso do filme

Barbie: Sentimento de nostalgia e conexão emocional contribuem para sucesso do filme

Lançado no último dia 20 de julho, o filme “Barbie”, dirigido por Greta Gerwig, é sucesso absoluto nos cinemas ao redor do mundo. Milhões de pessoas saíram de casa vestindo rosa para conferir a produção que traz de volta ao protagonismo a boneca da Mattel, que teve sua primeira versão lançada em 1959 e desde então tem acompanhado a infância e adolescência de muita gente.  


Mas como explicar esse fenômeno? De acordo com o psicólogo, jornalista e professor do Centro Universitário UniFG, Weslley Valadares, filmes que evocam sentimentos de nostalgia podem despertar um forte senso de apego e identificação no público. 


Nostalgia como reavivamento de memórias afetivas, vínculo emocional com personagens e recriação da experiência social são os conceitos que, segundo o psicólogo, explicam o sucesso e comoção do público em torno da figura da Barbie em pleno 2023. 


“As pessoas podem estar dispostas a pagar para reviver uma experiência que lhes traz boas memórias da infância ou momentos especiais compartilhados com amigos e familiares. Quando um filme desperta sentimentos de nostalgia, ele cria uma conexão emocional com o público. Além disso, esse valor emocional pode aumentar o boca a boca positivo, levando mais pessoas a quererem assistir ao filme para experimentar a sensação de familiaridade e conforto que ele oferece”, explica Valadares. 


O professor Weslley ressalta que a boneca se tornou, ao longo dos anos, um ícone cultural e um símbolo de inspiração para muitas pessoas. “Para algumas, ela pode representar lembranças de infância, enquanto para outras, a identificação com a personagem pode se relacionar a valores, sonhos e aspirações. Esse vínculo emocional com a personagem pode ser fortalecido quando o filme retrata a Barbie de maneira fiel ao imaginário e características que a tornaram especial para o público”, finaliza. 

Sobre a UniFG 

Com 20 anos de história completados em 8 de novembro de 2022, a UniFG desenvolve ensino, pesquisa e extensão através dos seus mais de 30 cursos de graduação ofertados nas cidades baianas de Guanambi e Brumado. Dona de conceito institucional máximo (nota 5) no Ministério da Educação (MEC), a UniFG é responsável pela formação de milhares de profissionais em diversas áreas do conhecimento. 


Em 2020, a UniFG se integrou ao maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima, que tem mais de 300 mil alunos e quase 20 anos de história. Em 2022, a instituição inaugurou um novo campus em Brumado e lá iniciou as atividades do primeiro curso de Medicina da região. Alunos de Medicina dos municípios em que a UniFG atua ainda contam com a Inspirali, um dos principais players de educação continuada na área médica do país. 


Atualmente, o centro universitário tem 18 cursos com notas 4 ou 5 na avaliaçao do MEC, entre eles, Direito, Estética e Cosmética e Odontologia, estes, que obtiveram nota máxima do órgão. Em 2022, recebeu 45 estrelas (distrituídas em 14 cursos) na edição do Guia da Faculdade, plataforma que avalia cursos de ensino superior país afora. Desde 2012 recebe o selo de instituição socialmente responsável, concedido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), que reconhece instituições que promovem projetos sociais nas áreas de saúde, educação, cultura e meio ambiente, entre outros. 

Saiba mais em www.centrouniversitariounifg.edu.br 

 

Sobre a Ânima Educação    

Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é composta por mais de 400 mil estudantes, distribuídos em 18 instituições de ensino superior e em mais de 700 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.   


Em 2022, a Ânima foi um dos destaques do Prêmio Valor Inovação – parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC – figurando no ranking de empresas mais inovadoras do Brasil no setor de educação. Além disso, o CEO, Marcelo Battistela Bueno, foi premiado como Executivo de Valor, no setor de Educação, no Prêmio Executivo de Valor 2022, que elege os gestores que se destacaram à frente de empresas e organizações. A companhia também se destacou no Finance & Law Summit Awards – FILASA, em 2022, como Melhor Departamento de Compliance. Em 2021, a organização educacional foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.    

GISELE ALMEIDA

Mais notícias