O presidente Lula segue internado no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, onde passou por uma cirurgia para a restauração da articulação do quadril direito. Segundo o boletim médico divulgado na noite deste sábado (30), o petista passou a tarde estável.
Durante a manhã, ele caminhou e realizou sessões de fisioterapia. Lula segue sob os cuidados das equipes dos médicos Roberto Kalil Filho, que já acompanha o presidente há vários anos; e de Ana Helena Germoglio, médica da Presidência da República.
A única acompanhante do presidente é a primeira-dama Janja. Segundo o jornal O Globo, Lula tem evitado receber visitas e está em um quarto reservado. A orientação é justamente que ele fique recolhido para evitar o risco de infecções.
A cirurgia a qual o presidente foi substituído consiste na colocação de próteses substituindo o osso da cabeça do fêmur e da cavidade óssea (acetábulo). Além disso, ele passou por uma blefaroplastia, procedimento que remove o excesso de pele na região da pálpebra. A expectativa é que Lula permaneça internado, no máximo, até terça-feira (3).
Metro 1