A contagem regressiva para a II Corrida pela Saúde do Homem já começou. O evento esportivo de conscientização do público masculino que integra a programação do Novembro Azul da capital baiana será no dia 11 de novembro. A concentração dos participantes no Jardim de Alah será às 6h30 e a largada, em direção ao Centro de Convenções de Salvador, às 7 horas. Promovida pela Uroclínica da Bahia e Instituto Baiano de Cirurgia Robótica (IBCR), com apoio do Hospital Mater Dei, Grupo Oncoclínicas, Triação Assessoria Esportiva e outros parceiros, a maratona é aberta ao público, mediante doação de pelo menos um quilo de alimento não-perecível que será doado ao Lar Vida, instituição que acolhe crianças e adolescentes portadores de diversos tipos de deficiência. No final, os participantes que completarem os percursos de três ou cinco quilômetros terão um café da manhã saudável.
De acordo com os organizadores, a prática esportiva desempenha um papel importante na promoção da saúde do homem e na prevenção de doenças, incluindo o câncer de próstata, foco central do movimento Novembro Azul e um dos principais desafios de saúde masculina. “Além de fortalecer o corpo e de reduzir o risco de muitas doenças, praticar atividades físicas regularmente proporciona saúde mental, bem estar e qualidade de vida. Por isso, pelo segundo ano consecutivo, decidimos unir forças para incentivar o autocuidado masculino através do estímulo à atividade física”, resumiu o urologista Nilo Jorge Leão, coordenador do IBCR e sócio da Uroclínica da Bahia.
Além de combater o sedentarismo através do movimento, todo homem precisa manter uma alimentação rica em frutas, vegetais e alimentos integrais; evitar o tabagismo e o consumo excessivo de álcool; manter um peso saudável; gerenciar o estresse; fazer check-ups médicos regulares e procurar apoio emocional, quando necessário. “Manter o equilíbrio entre as demandas da vida pessoal e profissional não é fácil, mas este deve ser o alvo de todo homem que deseja uma vida longa e saudável”, pontuou Nilo Jorge, que também coordena o Núcleo de Uro-oncologia das Obras Sociais Irmã Dulce e é chefe dos serviços de urologia dos Hospitais Mater Dei Salvador e Municipal de Salvador.
Além de mudar hábitos, para prevenir e combater o câncer de próstata, é fundamental realizar exames como o PSA (Antígeno Prostático Específico) e o exame de toque retal com regularidade a partir dos 50 anos de idade (ou antes, caso haja histórico familiar). “O acompanhamento médico regular e a conscientização sobre os fatores de risco são a base para prevenção e detecção precoce do câncer de próstata. Nunca é demais lembrar que quanto antes a doença é diagnosticada, maiores são as chances de cura”, frisou Nilo Jorge Leão.
Assessoria de Imprensa:
Cinthya Brandão