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NOTÍCIAS - 20/10/2023

Consumidor inicia escolha por produto muito antes da hora da compra, revela pesquisa da PwC

Consumidor inicia escolha por produto muito antes da hora da compra, revela pesquisa da PwC

Ferramentas, informações, tecnologia, venda direta ou por múltiplos canais e anúncios. Esses são alguns dos recursos à disposição das empresas de varejo para darem o apoio necessário aos clientes na hora da tomada de decisão e garantia de um processo bem-sucedido de compra e venda. Afinal, como revela a Global Consumer Insights Survey (GCIS), pesquisa realizada pela PwC com mais de 8.9 mil consumidores, de 25 países incluindo o Brasil, a decisão de adquirir um produto começa muito antes de fechar o negócio.  

 

De acordo com a pesquisa, 79% dos consumidores brasileiros pesquisam antes da decisão final de compra, percentual muito acima dos 56% registrado mundialmente. Além disso, 63% consultam avaliações de outros clientes antes de tomarem suas decisões e 65% usam aplicativos de varejistas para consultas e comparação de produtos e preços (respectivamente, 54% e 40% na média mundial).  

 

No Brasil, após fazerem essas pesquisas, os consumidores continuam a buscar informações para amadurecer a decisão, 51% usam smartphones enquanto caminham pelos corredores das lojas. No mundo, apenas 36% recorrem a este recurso. Entre os brasileiros, 46% o fazem quando ainda estão diante do produto, com o objetivo de comparar preços com concorrentes, enquanto 36% da média mundial possui o mesmo comportamento.  

 

Existe uma tendência dos consumidores brasileiros diminuírem intermediários tradicionais e marketplaces para comprar diretamente das marcas. Com o posicionamento e operações adequadas, empresas podem aproveitar esta tendência pelas vendas diretas ao consumidor para obter vantagens. “Observamos que 62% dos brasileiros afirmam ter comprado produtos diretamente do site de uma marca e a expectativa é que essa fatia continue crescendo”, destaca Luciana Medeiros, sócia da PwC Brasil.  

 

“A estratégia da empresa deve começar muito antes do momento da compra. Ela precisa estar ligada com o período em que o consumidor inicia sua procura pelo produto, quando ele já guarda informações que vão embasar sua decisão”, completa Luciana Medeiros. A especialista acrescenta que com estratégias eficazes, as organizações podem influenciar os momentos de decisões cruciais de seus clientes com aspectos como SEO e canais de venda direta ao consumidor, além dos investimentos em tecnologia. 

 

No Brasil, 46% dos consumidores consultam os sites de varejistas individuais (acima dos 33% registrados globalmente). Mas também levam em conta as avaliações de clientes publicadas nos sites que consultam (são 35% no Brasil e 31% na média mundial). As redes sociais são fonte de pesquisa para 32% dos brasileiros (31% no mundo), as conversas com outras pessoas também são um fator relevante na hora de fazer compras (31% no Brasil e 30% globalmente) e os sites de comparação de preços são visitados por 21% dos brasileiros (29% dos consumidores na média mundial). 

 

A pesquisa prevê ainda um aumento nas compras on-line. No Brasil, 69% dos consumidores pretendem aumentar seus gastos nos próximos seis meses, enquanto a média global está em 50%. Neste contexto, 63% dos brasileiros classificam a pesquisa como sua principal fonte de informação, enquanto a média global é de 54%.  

 

Outra peculiaridade dos brasileiros apontada pela pesquisa é a preferência por anúncios de promoções. Enquanto 49% dos consumidores nacionais indicam preferir anúncios que levam diretamente para as páginas de descontos, 37% dos participantes da pesquisa no mundo indicaram esta preferência. Os anúncios patrocinados em redes sociais também chamam a atenção de 46% dos brasileiros, enquanto a média mundial é de 34%. A ordem se inverte, porém, quando é avaliado o impacto de anúncios tradicionais de TV, 29% dos brasileiros dizem que ainda se conectam com estas propagandas enquanto elas influenciam 35% dos consumidores globalmente.  

 

Relação com a tecnologia 

A pesquisa da PwC também destaca o uso da tecnologia pelos consumidores na jornada de compra. A partir das respostas sobre hábitos e utilização digital, foi possível identificar quatro grupos de consumidores: 1. Os adeptos à tecnologia (21% no Brasil e 17% no mundo), aqueles que gostam de comprar sempre o que há de mais atual; 2. Os entusiastas (37% no Brasil, 31% globalmente), que são os que experimentam as novidades antes das compras; 3. Os tolerantes (28% no Brasil, 31% no mundo), que são os que adquirem as novas tecnologias quando já são amplamente utilizadas; e, 4. Os resistentes (13% no Brasil, 22% na média mundial), aqueles consumidores que usam as novidades tecnológicas somente quando necessário.  

 

“O Brasil tem grande potencial de utilização das tecnologias no processo de escolha e aquisição de um produto pelos consumidores, potencial maior que outros países. Afinal, se somarmos os adeptos com os entusiastas, temos 58% no Brasil e 48% na média global, números que reforçam a percepção de que em nosso país há grande interesse pelas novidades tecnológicas. Vale destacar que este comportamento é maior entre as novas gerações, o que também já era esperado”, avalia Luciana Medeiros.  

 

A sócia da PwC Brasil ressalta ainda que segue crescendo a parcela de consumidores preocupados com as questões ambientais e que estão mais exigentes com as empresas na hora de selecionar um produto. De acordo com a GCIS, 70% dos brasileiros aceitam pagar mais por produtos fabricados de maneira mais sustentável (percentual próximo dos 77% que têm a mesma opinião globalmente). 

Sobre a PwC


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DANIELA PASSOS/ GRAZIELLA GARCIA

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