Líderes religiosos ligados à pautas da esquerda estão ganhando espaços de maior relevância nas redes sociais. É o que aponta um levantamento da pesquisa Quaest, a qual revelou que, pela primeira vez, três nomes que se autointitulam “progressistas” aparecem com maior relevância digital.
A pesquisa foi divulgada neste domingo (26) pelo portal O Globo. Quem lidera o ranking nessa vertente é o deputado federal Pastor Henrique Vieira (PSOL), seguido por Caio Fábio (Igreja Presbiteriana) e o cantor gospel Kleber Lucas (Batista), todos com mais de um milhão de seguidores.
Outros dois pastores considerados progressistas também foram identificados pela Quaest como influentes: Hermes Fernandes (Reina) e Ariovaldo Ramos (Comunidade Cristã Renovada), com, respectivamente, 205 mil e 122 mil seguidores.
Entre os quatro líderes, três declararam apoio à campanha do presidente Lula (PT) no ano passado. A exceção é Hermes Fernandes que, apesar de defender pautas da esquerda como os direitos LGBTQIAP+ e a descriminalização do aborto, e ser amigo da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, não chegou a citar Lula.
Apesar dos pastores de esquerda estarem ganhando mais destaque, os apoiadores do bolsonarismo ainda são maioria. O levantamento apontou ainda que entre os 12 pastores mais influentes, nove apoiaram o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Por Metro 1