Morreu nesta quarta-feira (17), o compositor Expedito Machado de Carvalho, o famoso Dito (da dupla Tom & Dito), autor de uma série de sucessos da música popular brasileira em vários estilos. O artista foi encontrado sem vida no banheiro de sua casa em Salvador.
O hit parade criado por Dito inclui músicas como "Dança da Cordinha" e "A Nova Loira do Tchan", gravadas pelo grupo É o Tchan; “Ilariê” e “Tindolelê”, compostas especialmente para Xuxa; "Bateu Saudade", da Banda Mel; além do tema de abertura da série "A Grande Família".
Entre seus parceiros, nomes consagrados como Jorge Zárath, Gerônimo, Renato Fechine e Vevé Calasans.
Sua grande colaboração se deu, no entanto, com Antonio Carlos dos Santos Pereira, o Tom, com quem formou nos anos 1970 a já citada dupla Tom & Dito. Foram eles que gravaram, em 72, a versão original do samba que começa dizendo: "Essa família é muito unida / E também muito ouriçada / Brigam por qualquer razão / Mas acabam pedindo perdão", conhecida em todo o país, atualmente ainda mais na interpretação de Dudu Nobre.
Nas redes sociais, Jorge Zárath noticiou e lamentou a perda do amigo. E o compositor Dom Chicla disse, em conversa com o Metro1, que tinha no veterano uma referência. "Eu o via passar e achava impressionante que aquele homem com aparência pacata, quase simplória, tinha feito e ainda vinha fazendo tantas músicas de sucesso", pontua.
Por Metro 1