Uma megaoperação realizada pelo Ministério Público Estadual (MPE), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado de Patos de Minas, no Alto Paranaíba, e a Polícia Militar cumpre 78 mandados de prisão e 67 de busca e apreensão em nove cidades mineiras. A Operação "Jericó" foi deflagrada na manhã desta terça-feira (19) na região do Alto Paranaíba, mas com ações também no Triângulo, Noroeste e Norte de Minas.
Os alvos investigados são das cidades de São Gotardo, Ituiutaba, Carmo do Paranaíba, Patrocínio, Uberlândia, João Pinheiro, Pirapora, Buritizeiro e Francisco Sá. Os trabalhos também contam com o apoio do Gaeco de Uberaba.
Segundo as informações do MPE, o nome da operação é referência à batalha de Jericó, quando os israelitas cercaram a cidade de Canaã por sete dias. Inicialmente, a operação foi voltada para a cidade de São Gotardo por sofrer impacto do crime organizado.
Cerca de 200 policiais militares participam da Operação 'Jericó' (Foto: Polícia Militar/Divulgação)
O município do Alto Paranaíba foi investigado durante nove meses e o combate em massa do crime na região seria a “derrubada do muro de Jericó”. Além do crime organizado, a operação tem como objetivo o combate ao tráfico de drogas, homicídios, comércio ilegal de arma de fogo, roubos, lavagem de dinheiro, corrupção, entre outros.
A operação conta com a participação de três promotores de Justiça e cerca de 200 policiais militares. Uma coletiva de imprensa será realizada nesta manhã, no fórum de São Gotardo, para apresentar os resultados da operação. G1