25 de dezembro de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

POLÍTICA - 08/03/2023

Votação do TCM ocorre em sessão da Alba; surpresas não são descartadas

Ouvir a matéria:
Votação do TCM ocorre em sessão da Alba; surpresas não são descartadas

A polêmica em torno de quem será o novo conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) tende a ter um fim na sessão ordinária desta quarta-feira (14h30) da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Pelo regimento o término deve ocorrer por cerca das 18h, mas por acordo o tempo pode ser encurtado ou prorrogado.

Nessa ocasião, em voto secreto, os deputados escolherão entre a ex-primeira-dama, esposa do ministro da Casa Civil Rui Costa (PT), Aline Peixoto e o ex-deputado, pecuarista Tom Araújo (UB). Ambos foram sabatinados pela Comissão de Constituição e Justiça e aprovados por unanimidade.

O vencedor precisa ter maioria simples de 32 votos para ser considerado o indicado pela Assembleia ao TCM. O cargo é vitalício, com aposentadoria compulsória e salário de pouco mais de R$ 41 mil, além de outras benesses como assessores e carro oficial.

A expectativa é que a esposa do ministro Rui Costa (PT), leve a melhor recebendo 40 votos ou mais, conforme explicita a base governista. Com a declaração do senador Jaques Wagner (PT) contrária à indicação de Aline, surpresas, no entanto, não estão descartadas. Informações chegadas ao bahia.ba, dão conta que parlamentares não descartam se abster de votar, como forma de pressionar a Alba a reiniciar o processo de escolha de novo conselheiro, inscrevendo novos candidatos. Isso só seria, possível explicou um deputado, caso nem Aline nem Tom alcance os 32 votos. Na conta dos oposicionistas, o representante do grupo deve receber por volta de 26 sufrágios.

Apesar de Aline, teoricamente, possuir maioria, o deputado Diego Castro (PL) fez campanha para Tom Araújo. Durante sua fala na tribuna nesta terça-feira (7), ele segurou um banner com mensagem de apoio. “Votar em Tom é votar pela independência desta Casa”, dizia o cartaz.

Por Bahia.ba

Mais notícias