O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, foi consultado pela cúpula do Republicanos sobre a possibilidade de um membro do partido passar a integrar o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A informação é da CNN Brasil. De acordo com a reportagem, o Republicanos já teria concordado e já haveria negociações para que o deputado Silvio Costa Filho (PE) ingresse na Esplanada dos Ministérios.
O presidente do partido, deputado Marcos Pereira aceitou o ingresso sob a condição de que o partido continue como independente. O Republicanos já foi sondado em outros momentos para integrar a base do governo, agora, na prática, ele não aceitou passar a fazer parte, mas também não barrou as tratativas desta vez.
Tarcísio de Freitas e Silvio Costa Filho chegaram a discutir a possibilidade dele se licenciar da legenda para assumir o Ministério do Esporte. A possibilidade, no entanto, não seria vantajosa nem para Planalto nem para o próprio deputado. Uma das saídas pode ser a indicação de Costa Filho como indicação pessoal do presidente, o que permitiria ao partido manter o discurso de independência.
A sigla tem receio de que a aproximação acabe confundido o eleitor de direita e abrindo brecha para ataques do PL, partido com o qual o Republicanos deve disputar o eleitorado de direita.
Por Metro 1