18 de outubro de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

POLÍTICA - 12/12/2023

Oposição define nomes em seis das 10 maiores cidades da Bahia enquanto governo ainda busca consenso

Oposição define nomes em seis das 10 maiores cidades da Bahia enquanto governo ainda busca consenso

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) tem enfatizado em seu discurso o desejo de unidade dentro do grupo nos principais redutos eleitorais da Bahia. A falta de consenso, no entanto, é um obstáculo para a base petista ao tentar definir os candidatos nas 10 maiores cidades do estado. Apenas em dois desses municípios, os nomes estão mais consolidados. Por outro lado, a oposição já definiu seus candidatos em seis dos 10 principais colégios eleitorais baianos.

Em Salvador, o prefeito Bruno Reis (União), embora não tenha oficializado, é o nome natural à reeleição. O ex-prefeito ACM Neto (União) descarta retornar ao posto e destaca que seu indicado para a eleição de 2024 na capital baiana é Bruno Reis, conforme anunciado no final do ano passado ao Metro1.

Em Vitória da Conquista, Juazeiro e Jequié, os atuais prefeitos, que são oposição a Jerônimo Rodrigues, também devem tentar a recondução: Sheila Lemos (União), Suzana Ramos (PSDB) e Zé Coca (PP), respectivamente. Em Camaçari, o prefeito Antonio Elinaldo (União) oficializará nesta terça-feira (12) o presidente da Câmara de Vereadores, Flávio Matos (União), como seu candidato à sucessão. Em Ilhéus, os oposicionistas lançarão Valderico Júnior (União).

A indefinição, na ala oposicionista, está em quatro das 10 maiores cidades: Feira de Santana, Lauro de Freitas, Itabuna e Barreiras. Em Feira de Santana, o PSDB lançou o deputado estadual Pablo Barrozo, mas o ex-prefeito feirense José Ronaldo (União) manifesta interesse em voltar e ter o quinto mandato. Em Barreiras, no Oeste baiano, o prefeito Zito Barbosa (União) tem adiado a definição do nome, mas o vice-prefeito Emerson Cardoso (União) é apontado como favorito.

Sob a articulação política do deputado federal João Leão (PP), ex-vice-governador da Bahia, a oposição em Lauro de Freitas busca um consenso. Nesta cidade da Região Metropolitana de Salvador, há pelo menos quatro nomes: Matheus Reis (PSDB), Débora Régis (PDT), Teobaldo do Atakarejo e Mirela Macedo, os dois últimos do União Brasil.

Em Itabuna, o jogo também está embaralhado para a oposição. Dois nomes cotados para enfrentar Augusto Castro (PSD) são o vice-prefeito Enderson Guinho (União), o deputado estadual Fabricio Pancadinha (Solidariedade), e Isaac Nery (Republicanos).

Lado governista

Na base do PT, apenas em Feira de Santana e Itabuna, há um maior consenso. No segundo maior colégio eleitoral do estado, o deputado federal Zé Neto (PT) já se lançou pré-candidato a prefeito, embora a secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, faça sombra. Ela, em entrevista semana passada à Rádio Metropoledescartou a possibilidade de ser postulante, mas há aliados que alimentam a ideia de vê-la competindo pelo posto.

Em Itabuna, o atual prefeito Augusto Castro é visto como o nome natural da base governista, apesar de uma ala do PT querer lançar o ex-prefeito Geraldo Simões como postulante.

Por Metro 1

Mais notícias