A destinação do imposto de renda é uma forma legal e segura de ajudar e incentivar projetos sociais e culturais. Por meio dela, tanto pessoas físicas quanto jurídicas podem destinar parte do seu imposto para benfeitorias. No caso de pessoas jurídicas, se a empresa for tributada pelo lucro real, ela também pode incentivar as mesmas atividades e fundos e os valores poderão ser deduzidos do imposto devido na contabilidade e escrituração da empresa.
Para tratar desse tema, o Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia e a Receita Federal do Brasil na Bahia vão realizar o Seminário Destinação do IRPJ e Guia De Serviços da Receita Federal. O evento vai acontecer na segunda-feira (14), no Auditório do Campus Tancredo Neves da Universidade Salvador (UNIFACS), no Caminho das Árvores, em Salvador. O público-alvo são empresários e profissionais da Contabilidade, estudantes de Ciências Contábeis e demais interessados no tema.
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da UNIFACS, em Salvador, professora Emily Goes, uma das palestrantes no seminário, esse evento traz eixos temáticos que importam para diversos atuantes do universo empresarial. Ela diz que, trata-se de uma oportunidade relevante para empresários que precisam compreender como podem utilizar as Guias de Serviços da Receita Federal; para profissionais da área de Gestão, principalmente contabilidade, que conduzem essas obrigações das empresas; e para estudantes de Contabilidade, que estão começando a entrar na área e podem contar com essa atualização.
Além disso, a coordenadora do NAF da UNIFACS, em Salvador, lembra que a destinação do Imposto de Renda também, é algo de extrema relevância, apesar de ser um assunto pouco conhecido. “Essa prática cidadã não causa ônus a ninguém. Mais um motivo para saber como usar essa possibilidade”, destaca Emily Goes ao afirmar que o seminário também será uma oportunidade para destacar o papel dos Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal, que promove uma vivência próxima à Receita Federal e ajuda a preparar os futuros atuantes da área contábil.
Confira a programação
14h – Abertura
14h10 às 15h40 - Palestra: Guia de Serviços da Receita Federal. Palestrante: Rosângela Santos Pereira Silva, Analista-tributária da Receita Federal e chefe do Centro de Atendimento ao Contribuinte da Receita Federal em Feira de Santana.
Mediador: Antônio Cláudio Silva de Vasconcellos, Contador; Bacharel em Direito; Especialista em Direito Tributário; Especialista em Direito Tributário; Auditor Fiscal de Tributos Municipais; Coordenador do Núclo de Perícia Judicial e Extrajudicial da SEFAZ/SSA; Mestre em Família na Sociedade Contemporânea; Perito contábil;Presidente da Associação dos Auditores Fiscais Municipais do Estado da Bahia e Conselheiro do CRCBA.
15h40 às 16h20 - Palestra: NAF: Seu papel na formação Acadêmica dos Futuros Contadores.
Instrutora: Emily Goes de Figueiredo Araújo, Contadora; Professora e coordenadora do Núcleo de Apoio contábil e fiscal da UNIFACS em Salvador.
Mediadora: Luciana Simões de Oliveira, Contadora; Especialista em auditoria; Mestra em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social; Empresária Contábil; e Professora Universitária.
16h20 às 16h35 - Intervalo
16h35 às 17h25 - Palestra: Destinação Social do IR das PJ: vantagens para PJ
Instrutora: Milena Rebouças Nery Montalvão, Auditora-fiscal da Receita Federal e chefe da Divisão de Tributação da Superintendência da Receita Federal na 5ª Região Fiscal.
Mediadora: Maria Alice Porto, Contadora; Economista; Professora; Coordenadora da Comissão do CRCBA Voluntário e da Comissão de IES; Membro da Câmara Técnica, da Comissão do Terceiro Setor e Conselheira do CRCBA; e Vice Bahia.
17h25 às 17h45 - Perguntas
18h - Encerramento