Nesta época de final de ano, confraternizações, férias e viagens, é muito comum o cansaço físico e mental, e a busca por relaxamento e descanso parece tomar conta de todo mundo. No entanto, para aqueles que já praticam atividades físicas, especialmente as fisioterapias neurológicas e que buscam a reabilitação do paciente, precisam de uma constância para um resultado final positivo no tratamento. Daí a importância de mesmo nas férias manter as boas práticas e uma rotina saudável.
Na opinião de Vinícius Oliveira, Fisioterapeuta Neurofuncional, o indivíduo pode praticar atividade física diariamente, e estar exposto ao sedentarismo ao longo de todo o dia. Ele explica que apenas meia hora de caminhada, ou até mesmo de musculação, não quer dizer que o indivíduo é ativo. “A dica é se manter ativo a todo o momento e isso também é possível durante as férias. É importante manter o ritmo e seguir em movimento e atento às necessidades de nosso corpo, mente e espírito. Aproveitar os dias de folga para relaxar e ficar tranquilo é fundamental, mas o descuido e a falta de percepção da própria saúde pode trazer prejuízos imediatos”, explicou Vinícius.
A sugestão é manter a rotina de atividades e a fisioterapia, mesmo estando fora dela.
“Não podemos perder o foco. Mesmo em férias, é fundamental manter o ritmo, as idas às aulas e a rotina das atividades fisioterápicas. Isso porque, a interrupção dos exercícios, mesmo que por um pequeno período de tempo, pode afetar diretamente a saúde e piorar ou trazer de volta as dores musculares e articulares e problemas de postura. Nestes casos, a periodicidade no cuidado é o que garante a melhora constante”, pontuou o fisioterapeuta.
Na opinião de Vinícius, após um período de parada no tratamento o paciente muitas vezes terá que retomar ao estágio anterior, o que possivelmente vai interferir na evolução
do mesmo. “Isso ocorre porque o corpo não entende as férias como sua mente e ele irá reclamar. Quem faz atividades físicas ou fisioterapia também pode sentir mais dores ou ter a sensação que o corpo está mais “travado” que antes. Por essas razões, manter o corpo em movimento é fundamental”.
Elaboramos algumas dicas para manter a forma física nas férias
1. Estabeleça uma programação mental de busca da saúde e bem-estar.
2. Facilite a prática de exercícios para manter a forma física nas férias.
3. Alie turismo a exercícios.
4. Avalie a possibilidade de ter companhia nos exercícios.
5. Não abuse na alimentação.
6. Cuidado com as bebidas alcoólicas.
7. Lembre-se: o principal é relaxar e se divertir.
FONTE: ASCOM | REABSERV